POLÍTICA E TRADUÇÃO:
a prática curricular nas Salas de Apoio Pedagógico
Palavras-chave:
Política; Tradução; Currículo; Ciclos
Resumo
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem a política educacional organizada por ciclos, desenvolvida em escolas estaduais do município de Cuiabá-MT. O objetivo é compreender quais as traduções, recriações e ressignificações das políticas curriculares estão sendo construídos no interior das escolas por meio das práticas dos professores. A metodologia da investigação é de caráter qualitativo descritivo, sendo os dados analisados a partir das abordagens do ciclo de política de Stephen Ball (1992). Os resultados obtidos apontam para a necessidade de reconhecer as traduções que os profissionais na escola exercem sobre o currículo durante processo de definição da política de ciclos no sistema educacional de Mato Grosso. Palavras-chave: Política; Tradução; Currículo; Ciclos.Referências
BALL, S. J., (1992). The policy processes and the processes of policy. In: BOWE, R., BALL, S., GOLD, A. (org.) Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres Nova Iorque: Routlegde. p.6-23.
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LOPES, A. C. & MACEDO, E. F. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. V. 1. 279 p.
MAINARDES, J. Escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar a aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá. Seduc. 2001-2ª Edição.
MENEGÃO, R. de C. S.G.A Alfabetização no Currículo da escola organizada por ciclos no sistema estadual de educação. DIE.215p. Cuiabá. MT.2008.
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Publicado
2024-12-24
Como Citar
de Oliveira, S. R. (2024). POLÍTICA E TRADUÇÃO:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1228
Seção
Artigos
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