A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE
o letramento e a semiformação através do uso de tecnologias para o ensino de língua estrangeira
Palavras-chave:
tecnologia, letramento, semiformação, Duolingo, Língua estrangeira
Resumo
O estudo de um novo idioma tem sido cada vez mais recorrente nas instituições de ensino e também fora dela, já que é uma hard skill de grande peso para o mercado de trabalho. No entanto, no mundo pós-moderno, onde as relações de consumo são mais valorizadas que as relações humanas, será que o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras tem possibilitado uma educação emancipatória aos alunos ou tem sido essencialmente técnica? O propósito central deste artigo é evidenciar que na mesma medida que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) podem promover a democratização do conhecimento e, consequentemente, o letramento, também podem promover a perda substancial do pensamento crítico, ocasionando a semiformação, se utilizadas de maneira indiscriminada na educação. Como referencial teórico serão utilizados Adorno (2005), Contreras (2002), Freire (1974; 1996), Flusser (1982-2011; 2007), entre outros. Ademais, a fim de garantir o multiletramento aos estudantes, será trazido um panorama acerca das políticas que envolvem o aplicativo Duolingo, para que o docente entenda um pouco como tal recurso didático pode ser explorado de maneira mais engajadora para o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, já que as tecnologias fazem e farão mais parte do dia a dia. Palavras-chave: tecnologia; letramento; semiformação; duolingo; língua estrangeira.Referências
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Publicado
2024-02-06
Como Citar
Bragança Firmino, M., & CELLI ROGÉRIO, M. S. (2024). A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1100
Seção
Artigos
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