Efeitos de uma pandemia ou gestos de uma leitura discursiva de um outdoor exposto em Aracaju-SE

  • Andreia Nascimento Carmo SEDUC Tocantins
Palavras-chave: Pandemia; Gestos de leitura; Texto verbal e não verbal.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um exercício de análise sobre um texto verbal e imagético exposto em um outdoor em Aracaju-SE, Brasil. O nosso objetivo principal é refletir como esse texto produz sentidos a partir do batimento entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal, bem como observar a opacidade que elas produzem. Para tanto, em nosso procedimento analítico, assumimos a Análise de Discurso francesa (AD) de orientação pecheuxtiana como aporte teórico e metodológico, considerando as noções básicas de interdiscurso, de memória discursiva, de pré-construído, de formação discursiva (FD)  e de categorias relacionadas a esses dispositivos para se pensar a posição-sujeito, o dito, o não dito – o silêncio. Assim sendo, constatamos pelo jogo de relações entre o verbal e o não verbal, que dadas as condições de produção de um enunciado, é importante pensar o lugar social ocupado pelos interlocutores em suas práticas discursivas para se compreender os gestos de produção de determinados sentidos.

Referências

ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

INDURSKY, Freda. 2011. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado da Letras, p. 67-89.

ORLANDI, Eni. Do sujeito na história e no simbólico. In: Escritos nº 4. Campinas, SP: publicação do Laboratório de Estudos Urbanos Nudecri/ LABEURB, maio, 1999, p. 17-27.

------------------. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014a [1969].

------------------. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014b [1975].

ZOPPI-FONTANA, Mônica. Lugares de enunciação e discurso. Leitura. Alagoas, vol. 23: 5-24, 1999.
Publicado
2022-06-21
Como Citar
Nascimento Carmo, A. (2022). Efeitos de uma pandemia ou gestos de uma leitura discursiva de um outdoor exposto em Aracaju-SE . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.919