O DISPOSITIVO DA TRANSEXUALIDADE E AS VISIBILIDADES TRANS NA WEB

  • Izaías Serafim de Lima Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Palavras-chave: visibilidades, enunciabilidades, espetacularização de si, transexualidade

Resumo

O artigo propõe-se, na esteira dos estudos discursivos inspirados nas elucubrações de Michel Foucault , analisar como se constituem certas linhas de visibilidade e enunciabilidade que produzem o sujeito transexual a partir da noção de dispositivo. Para isso, buscou-se na internet captar materialidades que versam sobre a existência trans em variadas ordens de saber, tais como a Medicina, a Justiça, a Mídia jornalística, etc. Nessa ótica, depreende-se que emergem, ultimamente, nas mídias sociais possibilidades diversas de sujeitos transexuais darem-se a ver. Por tais práticas, subentende-se a construção de narrativas de si em mídias sociais, bem como práticas de objetivação que intentam produzir verdades sobre esses sujeitos. O questionamento que norteia o estudo é: como é objetivado o sujeito transexual em materialidades da WEB que lhes permitem enunciar (sobre) suas existências? As análise constroem-se a partir das seguintes materialidades: i) vídeo do canal Mandy Candy; ii) Notícia do site do Governo do Ceará sobre uso de nome social por pessoas transexuais no estado; iii) Notícia sobre a velhice de sujeitos transexuais; iv) Notícia sobre a atriz transexual brasileira Glamour Garcia e sua estreia na novela A dona do pedaço da Rede Globo em 2019. Entende-se, com o estudo, que as mídias digitais permitem visibilidades e enunciabilidades diversas aos sujeitos trans, seja pela espetacularização do íntimo, seja na objetivação do sujeito pelos diversos campos de saberes através práticas descritoras, categorizadoras ou de narração que inscrevem verdades sobre os gêneros.

Referências

BAGAGLI, Beatriz Pagliarini. A diferença trans no gênero para além da patologização. Periodicus. n.5.; v.1. 2016. p.87-100.

BENTO, Berenice Alves de Melo. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é a transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BENTO, Berenice; PELÚCIO, Larissa. Despatologização do gênero: a politização das identidades abjetas. Revista de Estudos Feministas. n.20, v,2, Florianóplis, 2012. p. 569-581.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Cláudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Ed. Vega – Passagens. Lisboa, 1996.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: Curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. 2ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015a.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. 2ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Tradução de Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
LEITE JR, Jorge. “Nossos corpos também mudam”: sexo, gênero e a invenção das categorias “Travesti” e “Transexual” no discurso científico. (Tese de Doutoramento em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. 233p.

SANTOS, Maria de Fátima Lima. A construção do dispositivo da transexualidade: saberes, tessituras e singularidades nas experiências trans. Tese (Doutorado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social, Rio de Janeiro, 2010. 185p.

SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo: v. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Publicado
2021-08-17
Como Citar
de Lima Neto, I. S., & Vieira da Silva, F. (2021). O DISPOSITIVO DA TRANSEXUALIDADE E AS VISIBILIDADES TRANS NA WEB. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (13), 96-108. https://doi.org/10.35501/dissol.vi13.913