O SENTIDO DA PALAVRA ÍNDIO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste trabalho, realizamos análises em dois excertos retirados de um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, “Português Linguagem”, com o objetivo de identificar os sentidos da palavra “índio” nele constituídos. A nossa hipótese inicial de pesquisa é que os textos encontrados no livro didático, constituinte do corpus, poderiam demonstrar tanto lugar social defensor do respeito à diversidade, quanto aqueles reiteradores do preconceito contra o índio, ou seja, memoráveis que remontam registros históricos que constituem sentidos de exclusão social do índio. Esta pesquisa está filiada à Semântica do Acontecimento (SA), proposta por Eduardo Guimarães (2002), o qual entende que os sentidos se constituem no acontecimento do dizer. Tendo em vista a concepção de não-transparência da língua, a teoria da SA possibilita observar sentidos e relações entre termos linguísticos de um texto a partir das relações históricas. Deste modo, com base nos conceitos e procedimentos analíticos da Semântica do Acontecimento, durante nosso percurso metodológico de análise consideramos os procedimentos enunciativos de produção de sentido – a reescrituração e a articulação; a construção de um DSD (Domínio Semântico de Determinação) e a temporalidade.Referências
REFERÊNCIAS
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Publicado
2020-11-12
Como Citar
Benevides, F., & Ventura, A. (2020). O SENTIDO DA PALAVRA ÍNDIO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 37-53. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.764
Secção
Artigos
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