CONFLITUOSA RELAÇÃO ENTRE AS LÍNGUAS MATERNA, NACIONAL E ESTRANGEIRA PARA O ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

  • Josiane Pereira Fonseca Chináglia Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

Resumo

O presente estudo busca compreender e problematizar a tendência dos alunos do 1º ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, de transferirem informações já identificadas e codificadas, durante a aprendizagem de línguas, sem se lançarem a novas significações e elaborações por meio da língua inglesa. Para tanto, fez-se necessário investigar a relação de apatia e de falta de engajamento que os alunos pesquisados possuem em relação à língua inglesa e que parece ressoar a falta de engajamento com o ensino formal da língua portuguesa. Apontar alguns fatores sociais, culturais e econômicos que incidem negativamente na aprendizagem da língua inglesa; identificar fatores institucionais que ajudam a manter a língua inglesa como uma disciplina irrelevante ou marginal no ensino regular são algumas das contribuições do presente estudo que se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso e em seus conceitos-chave como memória discursiva, equívoco, formações imaginárias, entre outros. Como material de pesquisa serão utilizadas formulações proferidas por alunos a partir de um questionário escrito, elaborado pela professora-pesquisadora, bem como registros e gravações de aula em que os alunos realizaram atividades formais, valendo-se de textos acadêmicos redigidos tanto em LP como em LI. Esperamos, ao término desta pesquisa, compreender a relação do aluno com sua Língua Materna, que parece se distanciar do ensino institucionalizado da Língua Portuguesa e afetar os estudos em Língua Inglesa. A compreensão dessa relação conflituosa entre línguas (materna, portuguesa e inglesa) poderá contribuir para um ensino de línguas mais significativo, sobretudo nesta modalidade de curso pesquisado.Abstract:This study aims to understand and question the tendency of students of 1st year technical course in integrated farming to high school the IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, to transfer already identified and coded information for language learning, without launching the new meanings and elaborations by the English language. Therefore, it was necessary to investigate the relationship apathy and lack of commitment that the students surveyed have in relation to the English language and that seems to resonate the lack of engagement with the formal teaching of the Portuguese language. Point out some social, cultural and economic factors that adversely affect the learning of English; identify institutional factors that help keep English as an irrelevant or marginal discipline in mainstream education are some of the contributions of this study is based upon the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis and its key concepts such as discursive memory, misunderstanding, imaginary formations, among others. As research material for students made formulations will be used from a written questionnaire prepared by Professor-researcher, as well as records and class recordings in which students conducted formal activities, making use of written academic texts in both LP and in LI. We hope, at the end of this research, understand the relationship of the student with his mother tongue, which seems to move away from institutionalized teaching of Portuguese and affect their studies in English. Understanding this conflicting relationship between languages (mother, Portuguese and English) can contribute to a more meaningful teaching languages, especially in this type of course researched.

Biografia Autor

Josiane Pereira Fonseca Chináglia, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
Graduada em Letras Português/Inglês pelo UNIFEG e Letras Português/Espanhol pela UNAR. Especialista em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pela Faculdade São Luis.

Referências

CAVALLARI, J. S. (IM) possibilidades diante da língua do outro. CORACINI, Maria José R. F. (org.) In: Identidades silenciadas e (In)visíveis: entre a inclusão e aexclusão (identidade mídia, pobreza, situação de rua, mudança social, formação de professores). Vol.1. Campinas: Pontes Editores, 2011.

CAVALLARI, J. S. e UYENO, E. Y. - Bilinguismos: subjetivação e identificações nas/pelas línguas maternas e estrangeiras. Campinas: Pontes, 2011.

CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6 Ed. Campinas: Pontes Editora, 2010.

PAYER, M. O. Memória da Língua – imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.

Publicado
2015-11-03
Como Citar
Chináglia, J. P. F. (2015). CONFLITUOSA RELAÇÃO ENTRE AS LÍNGUAS MATERNA, NACIONAL E ESTRANGEIRA PARA O ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.51