EFEITOS DO NÃO-VERBAL: IMAGENS E AFIRMAÇÃO DOS SENTIDOS
Resumo
A Análise de Discurso de linha francesa, em que estamos filiados neste trabalho, se interessa pelas práticas discursivas, sejam elas produzidas sobre bases verbais ou não-verbais. Diferentes materialidades que também evocam sentidos diferentes. Nesse estudo, tomaremos as fotografias corporativas pensando as condições de produção do discurso empresarial e as estratégias de comunicação, perpassados pelas formações discursivas do mercado. Abstract:The Discourse Analysis of French line in which we are affiliated in this work is interested in the discursive practices, be they produced on verbal or non-verbal bases. Different materialities that also evoke different meanings. In this study, we will take the corporate photographs thinking about the conditions of production of the business discourse and the strategies of communication, permeated by the discursive formations of the market.Referências
CARROZZA, G. Publicidade: o consumo e sua língua. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP. Campinas, SP: [s.n.], 2010.
IASBECK, L. C. A. Discurso e texto: a produção da expressão das organizações. In: OLIVEIRA, I. L.; MARCHIORI, M. (orgs.). Comunicação, discurso, organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.
MEDEIROS, C. S. O discurso da imagem e os efeitos da sensação. In: SANTOS, M.; SOUZA, L. C. P. (orgs.). Arte, mídia e discurso: interface e produção dos sentidos. São Paulo: Annablume Editora, 2015.
ORLANDI, E. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. RUA Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, volume 01, número 01. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638914>. Acesso em: 09, setembro, 2016.
______. Discurso e texto. Revista Organon, Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, n. 23, v. 09, p. 111-118, 1995. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/29365>. Acesso em: 14 maio 2016.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.
______. Discurso e Texto. Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2012.
RAIJ, C. F. M. V. Análise de um discurso organizacional. In: KUNSCH, M. M. K. (org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. v. 2. São Paulo: Saraiva, 2009.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.