EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS

  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
  • Luan Moreira Machado

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a forma como a educação financeira é abordada nas escolas, com foco no ensino fundamental. Desde 2020, este tema passou a ser um componente obrigatório nos currículos de educação infantil e fundamental das instituições de ensino públicas e privadas, em resposta ao alarmante crescimento do número de inadimplentes no Brasil, que, segundo dados do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), já ultrapassa 61 milhões de pessoas. Ademais, a inclusão da educação financeira no ambiente escolar é uma recomendação de importantes organismos internacionais, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), assim como de entidades nacionais, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB) e o programa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Para conduzir esta investigação, foram analisados documentos sobre a temática. As metodologias utilizadas incluíram pesquisas bibliográficas, bem como análises de documentos normativos e didáticos.

Biografia Autor

Rodrigo Rios Faria de Oliveira, UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
Pós-doutor pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, em Cirurgia Translacional. Doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Licenciatura em Filosofia. Licenciatura em Letras - Inglês. Licenciatura em Educação Física. Especialização na área do Direito do Trabalho; Especialização em Direito e Processo Tributário; Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Público, Especialização em Direito Administrativo; Especialização em Direito Médico e Hospitalar, Especialização em Filosofia e Direitos Humanos; Especialização em Direito Constitucional; Especialização em Docência em Educação Física; Especialização em Educação Física: motricidade e saúde e Especialização em Treinamento desportivo e Educação Física escolar. Professor Permanente do PPGEDUCS - Doutorado e Mestrado - e Professor em cursos de graduação, na Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. Membro da Comissão de Análise dos Processos de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade - PPGEduCS da Universidade do Vale do Sapucaí. É orientador nas áreas de Direito e Educação. É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número 68.418.

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SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Rios Faria de Oliveira, R., & Moreira Machado, L. (2025). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 250-273. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1299