EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a forma como a educação financeira é abordada nas escolas, com foco no ensino fundamental. Desde 2020, este tema passou a ser um componente obrigatório nos currículos de educação infantil e fundamental das instituições de ensino públicas e privadas, em resposta ao alarmante crescimento do número de inadimplentes no Brasil, que, segundo dados do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), já ultrapassa 61 milhões de pessoas. Ademais, a inclusão da educação financeira no ambiente escolar é uma recomendação de importantes organismos internacionais, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), assim como de entidades nacionais, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB) e o programa da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Para conduzir esta investigação, foram analisados documentos sobre a temática. As metodologias utilizadas incluíram pesquisas bibliográficas, bem como análises de documentos normativos e didáticos.Referências
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Publicado
2025-06-12
Como Citar
Rios Faria de Oliveira, R., & Moreira Machado, L. (2025). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 250-273. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1299
Secção
Artigos
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