DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA
reflexão dos professores formadores
Resumo
O professor formador atua no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo diretamente para a formação dos estudantes na Educação a Distância. Dentro desse contexto, objetivou-se relatar os desafios e práticas docentes em um curso de Ciências Biológicas a distância, como foco em uma reflexão dos professores formadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, com uso de um questionário online, com escala de Likert, com participação de 45 professores formadores. A análise dos dados infere que a infraestrutura foi considerada adequada, contudo, uma satisfação abaixo da média foi a disponibilidade de materiais didáticos laboratoriais. No tocante à atuação e prática docente, os professores encontram-se satisfeitos quanto à dinâmica de encontros presenciais, materiais, formas avaliativas e sua própria participação ativa e interativa com os estudantes, mas é preciso um aprofundamento formativo para atuação específica em um curso a distância. Apontaram que a docência é um espaço de desafios constantes, relacionados à motivação dos alunos e a transição para o ensino remoto. No entanto, as situações reconfortantes derivam principalmente do crescimento dos alunos, do retorno positivo e do reconhecimento, o que compensa as dificuldades. Pondera-se que esses professores encontram significado e realização ao contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus estudantes, o que os motiva a superar os desafios inerentes à profissão.Referências
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Publicado
2025-06-12
Como Citar
Wagner de Sousa Paula, F., Baroni Ferreira de Menezes, J., Dayanne Maia Pantoja, L., & Costa Paixão, G. (2025). DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 206-226. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1293
Secção
Artigos
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