DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

reflexão dos professores formadores

  • Francisco Wagner de Sousa Paula Universidade Estadual do Ceará
  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Universidade Estadual do Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Ensino Superior, Docência, Licenciatura, Formação de Professor

Resumo

O professor formador atua no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo diretamente para a formação dos estudantes na Educação a Distância. Dentro desse contexto, objetivou-se relatar os desafios e práticas docentes em um curso de Ciências Biológicas a distância, como foco em uma reflexão dos professores formadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, com uso de um questionário online, com escala de Likert, com participação de 45 professores formadores. A análise dos dados infere que a infraestrutura foi considerada adequada, contudo, uma satisfação abaixo da média foi a disponibilidade de materiais didáticos laboratoriais. No tocante à atuação e prática docente, os professores encontram-se satisfeitos quanto à dinâmica de encontros presenciais, materiais, formas avaliativas e sua própria participação ativa e interativa com os estudantes, mas é preciso um aprofundamento formativo para atuação específica em um curso a distância. Apontaram que a docência é um espaço de desafios constantes, relacionados à motivação dos alunos e a transição para o ensino remoto. No entanto, as situações reconfortantes derivam principalmente do crescimento dos alunos, do retorno positivo e do reconhecimento, o que compensa as dificuldades. Pondera-se que esses professores encontram significado e realização ao contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus estudantes, o que os motiva a superar os desafios inerentes à profissão.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará
Estágio de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), localizado no Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). Atualmente é Professor Adjunto I do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE). Atuou como professor formador e Coordenador de Extensão no Curso de Ciências Biológicas à distância (UECE/UAB), onde atualmente é Coordenador de Tutoria (2024-2028). Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), gestão 2024-2026. Foi Coordenador do Comitê de Ética de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI) e Membro do Comitê de Ética de Pesquisa da Academia Cearense de Odontologia (ACO) - Centro de Educação Continuada Professor Perboyre Castelo. Atualmente, está ligado também à área de Educação, sendo pesquisador na área de Ensino de Ciências/Biologia, Tecnologias Educacionais e Educação à distância.
Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura - 2006 e Bacharel - 2007); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância e formação de professores.
Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. Mestre em Patologia e Doutora em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB). Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância" e participa do Grupo de pesquisas "One Health Microbiology Laboratory- OneHMic Lab) Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

Referências

ALTMICKS, A. H. Desafios e estratégias no trabalho do professor-formador. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 2019.
ARAUJO, A. C. C.; SILVA, T. F. C.; PEDERNEIRAS, M. M. M. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 11, n. 20, 2022.
BERTOL, G. J. Formação continuada de professores em novas tecnologias para EaD. Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education, v. 3, n. 1, p. 82-89, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos para pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Diário Oficial da União, p. 4-4, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. 2021.
CAVALCANTE FILHO, A.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. Tutoria e identidade docente na educação a distância. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020.
COSTA, M. G.; SILVA, M. F. S.; CAMPOS, R. D. C.; SILVA, J. S.; LEITE, H. H. B.; SOUSA, F. S.; SILVA, V. B.; BRITO, M. V. Práticas laboratoriais como ferramenta de ensino aprendizagem na disciplina de biologia celular, no curso de licenciatura em ciências biológicas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 783518-83528, 2021.
CUNHA, A. M. L. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Estatística e Investigação Operacional. Mestrado em Probabilidades e Estatística, 2007.
FEITOSA, R. M.; CHAGAS, E.; CASTRO, C. E. P. S.; NUNES, K.; MAIA, I. M.; PAIVA, A.; VIANA, D.; RIVEIRO, L. A Aplicação de Podcasts como Tecnologia de Apoio ao Ensino em Sala de Aula: Um Relato de Experiência no Contexto de Ensino de Engenharia de Software. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 57–6, 2023.
GROSSI, M. G. R.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. M. O papel do tutor virtual na educação a distância. Educação, v. 38, n. 3, p. 659–674, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. Cortez Editora, 2022.
LUZ, M. A. M.; FERREIRA NETO, J. L. Processos de trabalho e de subjetivação de professores universitários de cursos de educação à distância. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 265-274, 2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. de (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
PAES, F. N. S.; MOURA NETO, L. G.; SOARES, D. J.; OLIVEIRA, D. M.; SOARES, J. L. J.; CABRAL, M. F. N.; COSTA, E. S.; SOUSA, E. V. de. Educação à distância e educação profissional e tecnológica: panorama da contribuição do Instituto Federal de Pernambuco. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 5, p. 1-23, 2024.
PIMENTEL-SOUZA, M. M.; LUSTOSA, F. G. Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD: Entre a Obrigatoriedade da Oferta e a Ausência de Diretrizes Pedagógicas. Revista e-Curriculum, v. 21, 2023.
SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 10, p. 28666-28684, 2023.
SANTOS, A. M.; SOUZA, L. B. P.; ROCHA, G. G. S.; SANTOS, L. C. B.; GOULART, C. C. D.; ALVES, A. C. C.; FERREIRA, L. M. Educação a distância para formação de professores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 2318-2333, 2023.
SARAIVA, L. M. L.; SILVA, S. M. M. M.; CAVALCANTE, I. F.; LEMOS, E. C.; MEDEIROS, P. C.; ALMEIDA, R. P. B. Comprometimento Em Educação A Distância: Razões Para A Permanência. Anais CIET: Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024.
SILVA, E. F.; FERREIRA, R. N. C.; SOUZA, E. J. Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação docente. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, 2021.
SOARES, L. V.; SOUSA, M. L. I. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educ. Form., v. 5, n. 3, p. e2951-e2951, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIDAL, E. M.; MAIA, J. E. B. Introdução à educação a Distância. Fortaleza: RDS, 2010.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Wagner de Sousa Paula, F., Baroni Ferreira de Menezes, J., Dayanne Maia Pantoja, L., & Costa Paixão, G. (2025). DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 206-226. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1293