ENTRE SABERES E CONEXÕES
o potencial das práticas interdisciplinares na educação
Resumo
Os estudos sobre interdisciplinaridade são extremamente relevantes na área da educação brasileira, sobretudo, nos novos paradigmas adotados pelas abordagens pedagógicas contemporâneas e as demandas sociais. Esta investigação de caráter qualitativo busca apresentar contribuições significativas sobre o papel da interdisciplinaridade no cenário educacional, em particular, na educação básica. Nesse sentido, nosso objetivo é compreender as contribuições das práticas interdisciplinares e as suas diversas viabilidades no processo ensino e aprendizagem, buscando, portanto, uma concepção da educação que seja concomitantemente transgressora e contemporânea. O estudo foi realizado por meio de uma metodologia de revisão sistemática da literatura, incluindo autores como Fazenda (1979, 2002) Lück (2013), Bicca Júnior (2020), Morin (2015, 2005, 2001) e outros. Em síntese, concluímos que as teorias que investigam a interdisciplinaridade oferecem diretrizes fundamentais para o processo ensino e aprendizagem, promovem a ruptura das barreiras impostas por um ensino disciplinar fragmentado e desarticulado e, além disso, mostra caminhos para uma prática docente alinhada com as demandas do corpo social e às realidades dos estudantes e, assim, oferecendo inúmeras possibilidades de abordagem de ensino.Referências
BICCA JÚNIOR, Walter Romeu. Interdisciplinaridade no Brasil: do conceito à aplicabilidade. Curitiba: CRV, 2020.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. Ed. 6ª São Paulo: Loyola, 1979.
FAZENDA, Ivani. Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (Org). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. Ed. 2ª São Paulo: Cortez, 2002, p. 11-29.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, v.10, n. 1, p. 41–62, set. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Ănima Educação, 2014, p. 48.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino Interdisciplinar: didática e teoria In: FAZENDA, Ivani (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 109-132.
LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 45-76.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2009.
LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Ed. 18ª Petrópolis: Vozes, 2013.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes, problemas e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Ed. 4ª Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
PEÑA, Maria de los Dolores J. Interdisciplinaridade: questão de atitude In: FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. Ed. 13ª São Paulo: Cortez, 2013, p. 66-75.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Florianópolis, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008.
YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (Org.) O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 161-166.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. Ed. 6ª São Paulo: Loyola, 1979.
FAZENDA, Ivani. Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (Org). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. Ed. 2ª São Paulo: Cortez, 2002, p. 11-29.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista Ideação, Foz do Iguaçu, v.10, n. 1, p. 41–62, set. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Ănima Educação, 2014, p. 48.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino Interdisciplinar: didática e teoria In: FAZENDA, Ivani (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 109-132.
LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 45-76.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2009.
LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Ed. 18ª Petrópolis: Vozes, 2013.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes, problemas e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Ed. 4ª Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
PEÑA, Maria de los Dolores J. Interdisciplinaridade: questão de atitude In: FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. Ed. 13ª São Paulo: Cortez, 2013, p. 66-75.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Florianópolis, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008.
YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (Org.) O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 161-166.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Celestino dos Santos, M. (2025). ENTRE SABERES E CONEXÕES. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 110-129. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1280
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.