AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO

  • Raquel Rezende Dantas UFAC
  • Maria Salete Peixoto Gonçalves

Resumo

Resumo: O presente artigo assume o importante papel de apresentar considerações acerca das Interfaces entre a Educação e a Socioeducação, com objetivo de analisar princípios e fundamentos que caracterizam a Educação e a Socioeducação, descrevendo-os no sentido de considerar a interação existente entre ambas, considerando o que as liga nas suas diferenças. Realizou-se a pesquisa de cunho qualitativo, sendo necessário utilizar, para sua contextualização, a metodologia de referência bibliográfica, a partir da publicação de autores variados que se interessaram pelos temas, além da legislação que os pressupõe. A pesquisa fora organizada em três subseções de forma que a primeira trata da configuração da Educação brasileira, a segunda trata da Socioeducação, enquanto a terceira trata das interfaces entre as duas vertentes apresentadas por teóricos e a legislação pertinente. Dessa forma, observar a importância da Educação na vida do menor infrator, estabelecendo interação com a Socioeducação, no sentido de garantir o desenvolvimento integral dos adolescentes em conflito com a Lei por meio de práticas educativas, garantindo que o jovem tenha oportunidades para novos posicionamentos na vida que o leve a ressocialização.   Palavras-chave: Educação. Socioeducação. Interfaces.

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Publicado
2025-06-12
Como Citar
Rezende Dantas, R., & Peixoto Gonçalves, M. S. (2025). AS INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIOEDUCAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 90-109. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1278