COLOCANDO EM PRÁTICA A BNCC POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Margarida Paulino de Cerqueira Pinto Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como uma sequência didática de gêneros pode colocar em prática as prescrições da BNCC, no que se refere, principalmente, ao ensino da prática discursiva da produção de textos. A referida SDG foi elaborada a partir dos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, tendo como eixo organizador o relato pessoal. E, para investigar as articulações possíveis entre as oficinas que compõem a SDG e as orientações da BNCC, pautamo-nos sobre o próprio documento orientador da ação docente. Os resultados demonstram quais competências gerais e as impostas ao Ensino Fundamental – Anos Finais estão contempladas nas atividades da SDG.

Biografias Autor

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Margarida Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria da Educação do Estado do Paraná
Mestre em Letras. Professora da Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Referências

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Publicado
2025-06-12
Como Citar
dos Santos Domingos, M., & Paulino de Cerqueira Pinto, M. (2025). COLOCANDO EM PRÁTICA A BNCC POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 67-89. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1269