DISCURSOS CONSTITUTIVOS DA ATIVIDADE DOCENTE
considerações sobre as relações entre docentes e discentes nas instituições de ensino
Resumo
Esta pesquisa analisa o posicionamento de docentes nas relações com os discentes nas instituições de ensino, por meio de uma abordagem ergodiscursiva. A partir das entrevistas M4015GB e F5015GB, investiga-se como os docentes (re)produzem sentidos em suas práticas de ensino, considerando suas responsabilidades, expectativas e comportamentos. A análise é fundamentada nas teorias de Maingueneau (1997) sobre cena de enunciação e nos conceitos de corpo-si e dramáticas dos usos de si de Schwartz e Durrive (2010), para compreender as decisões docentes e as dimensões sócio-históricas e ideológicas que permeiam a atividade docente.Referências
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Tradução: Freda Indursky. 3 Ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
POSSENTI, S. Os limites do discurso. Curitiba: Criar Edições, 2009.
SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Coord. da tradução e revisão técnica: Jussara Brito e Milton Athayde. 2. Ed. Niterói: EdUFF, 2010.
WANZERLEI, E. S; PESSOA, F. C. Dramáticas dos usos de si na docência: considerações sobre a centralidade da/do docente nas instituições de ensino. v. 03. n. 18. RELAEC, Nov./Dez. de 2022.
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WANZERLEI, E. S; PESSOA, F. C. Dramáticas dos usos de si na docência: considerações sobre a centralidade da/do docente nas instituições de ensino. v. 03. n. 18. RELAEC, Nov./Dez. de 2022.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
de Sousa Wanzerlei, Érica, & da Costa Pessoa, F. C. (2025). DISCURSOS CONSTITUTIVOS DA ATIVIDADE DOCENTE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 51-66. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1268
Secção
Artigos
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