EDUCAÇÃO POPULAR E A RECUPERAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS:
entrevista com Alfonso Torres Carrillo
Resumo
Em diálogo com a história da Educação Popular em nosso continente e com um olhar desde a realidade colombiana, nessa entrevista Alfonso Torres Carrillo nos fala do papel desse campo educativo no trabalho de reconstrução de histórias e memórias como fundamentos para as lutas populares. Torres Carrillo é educador popular com larga experiência, sendo uma das referências em nosso continente, além de professor emérito da Universidad Pedagógica Nacional em Bogotá. A entrevista foi realizada em Santiago do Chile, a poucas quadras do palácio de La Moneda, no dia 11 de setembro de 2023. Foi marcada, então, pelo aniversário de 50 anos do golpe que derrubou o governo da Unidad Popular e que iniciou a ditadura pinochetista. Diversas atividades rememorando as atrocidades desse período da história chilena haviam tomado as ruas no dia anterior. Nesse contexto, o educador também comenta sobre os desafios atuais da Educação Popular em promover a produção de outros formatos vinculados às necessidades e anseios das novas gerações, assim como as armadilhas relacionadas à instrumentalização desse campo. A entrevista foi realizada em espanhol, sendo posteriormente transcrita e traduzida pelo entrevistador, com consentimento do entrevistado.Referências
.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
Couto Schlindwein, I. G. (2024). EDUCAÇÃO POPULAR E A RECUPERAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1233
Secção
Entrevista
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.