AQUISIÇÃO DO VOCABULÁRIO CONTEXTO E SENTIDO:

uma proposta metodológica

  • WALTER DUARTE MONTEIRO NETO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) / UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS)

Resumo

A educação precisa caminhar em direção a uma práxis que cada vez mais proporcione aos estudantes vivências, interação e o compartilhamento de experiências objetivando que a apropriação dos conteúdos permita o desenvolvimento e a formação integral do indivíduo. No entanto, embora se afirme nos documentos normativos que as disciplinas devam articular os conteúdos ao conhecimento prévio dos alunos possibilitando sua interação com a comunidade, isto nem sempre acontece. Grande parte das escolas do nosso país ainda permanece realizando aulas descontextualizadas que não valorizam a visão de mundo dos alunos e tampouco, buscam práticas motivadoras. Diante deste cenário foi construída esta proposta metodológica para turmas que estejam cursando 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A temática envolve a aquisição do vocabulário pautada no contexto e no sentido individual de cada estudante. Buscou-se nesta proposta extrapolar os muros da escola buscando alcançar a comunidade e proporcionar aos alunos uma verdadeira aprendizagem significativa.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
DUARTE MONTEIRO NETO, W. (2024). AQUISIÇÃO DO VOCABULÁRIO CONTEXTO E SENTIDO:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1177