OS JESUÍTAS E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL

  • Douglas Rubens Nogueira Universidade do Vale do Sapucaí
  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira Universidade do vale do sapucaí

Resumo

Durante o período colonial, o Brasil vivenciava uma imersão social juntamente com contribuições multiculturais. Apesar de marginalizados e submetidos a uma vida de escravidão, era grande a presença dos povos originários e africanos escravizados, advindos de diversas partes da África e trazidos para a Colônia com o objetivo de trabalharem na extração da madeira Pau-Brasil e nos engenhos de cana-de-açúcar. Além da população originária e dos cativos, a colônia recebeu além dos próprios portugueses, outros imigrantes europeus em menor número. Essa união de diferentes povos, com culturas, crenças e fé diferentes acabaram por influenciar na forma de agir e pensar dos membros da colônia. Essa pesquisa teve como objetivo principal o estudo da educação jesuítica no Brasil Colônia e a sua estrutura organizacional. A pesquisa empregou os métodos de análise bibliográfica e de rastreamento histórico dos processos educacionais, dos quais derivaram as seguintes técnicas de investigação: revisão de literatura e análise documental. Este texto é parte da dissertação de mestrado aprovado no PPGEduCS-UNIVÁS.

Biografia Autor

Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Universidade do vale do sapucaí
Doutor em Ciências da Linguagem 

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Rubens Nogueira, D., & Rios Faria de Oliveira, R. (2024). OS JESUÍTAS E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1174