FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES FRENTE AOS DESAFIOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA:

cenários contemporâneos

  • Zilá Carvalho Costa Univás - Universidade do Vale do Sapucaí
  • Diego Henrique Pereira

Resumo

O presente artigo discute a formação e prática do professor alfabetizador, abordando conceitos importantes para o processo de alfabetização e seu funcionamento. Considerando a leitura e escrita como práticas sociais que vão além da mera codificação e decodificação dos sistemas linguísticos, essa complexidade requer uma sólida formação docente, especialmente no que se referem aos métodos de alfabetização, tanto os clássicos e basilares quanto os contemporâneos. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é evidenciar a importância de uma boa formação para os professores alfabetizadores, tanto no que tange ao seu nível de conhecimento quanto na aplicação de métodos eficazes para a alfabetização. Durante o estudo, foi possível observar uma lacuna significativa no que diz respeito à formação de nível superior de pedagogos, além disso, identificamos que uma parcela considerável passa por um curso à distância (EaD). Essa modalidade de ensino não necessariamente prejudica o desenvolvimento docente, mas indica instituições que priorizam o aspecto mercantil do ensino em detrimento de uma base científica sólida, revelando falhas nos processos de avaliação e acompanhamento dos cursos por parte dos órgãos reguladores.

Biografia Autor

Diego Henrique Pereira
Pós-doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade. Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Carvalho Costa, Z., & Pereira, D. H. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES FRENTE AOS DESAFIOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1171