OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA MODERNIDADE DAS GUERRAS

  • Marcelo Costa Ribeiro Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)
  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados pela educação multicultural em meio à contemporaneidade marcada por conflitos armados. Adotando uma abordagem quali-quanti de natureza básica, o trabalho explora o conceito de educação multicultural como um elemento essencial no acolhimento de estudantes refugiados em situações de guerra, visando ao desenvolvimento de habilidades para a formação da cidadania e inclusão no mercado de trabalho. Os objetivos incluem identificar obstáculos enfrentados por alunos imigrantes em contextos de conflito, propor soluções e políticas educacionais eficazes, e destacar a importância da formação de professores sensíveis às questões multiculturais. O problema de pesquisa aborda a necessidade de compreender e superar os desafios da educação multicultural em meio a contextos de guerra e migração forçada. A justificativa acadêmica destaca o impacto das guerras, especialmente no Oriente Médio, nas populações afetadas, ressaltando a interrupção do processo educativo e a urgência de atender às necessidades básicas. Este estudo busca contribuir para uma educação inclusiva, equitativa e sensível à diversidade cultural, considerando a complexidade dos desafios contemporâneos.      

Biografia Autor

Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Pós-doutorando pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, em Cirurgia transalcional. Doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Licenciatura em Filosofia. Licenciatura em Letras - Inglês. Licenciando em Educação Física. Especialização na área do Direito do Trabalho; Especialização em Direito e Processo Tributário; Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Público, Especialização em Direito Administrativo; Especialização em Direito Médico e Hospitalar, Especialização em Filosofia e Direitos Humanos e Especialização em Direito Constitucional. Professor Permanente do PPGEDUCS - Doutorado e Mestrado - e Professor em cursos de graduação, na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, onde está como vice coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Membro da Comissão de Análise dos Processos de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade - PPGEduCS da Universidade do Vale do Sapucaí.Professor de Projeto de Vida para o Ensino Médio do Colégio Vale do Sapucaí - ANGLO. É orientador nas áreas de Direito e Educação. É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número 68.418. Autor de livros e de artigos científicos.  

Referências

ABDULKADER, Maram. The forgotten war: Yemen and human security. Journal of Global Faultlines, v. 10, n. 1, 25 maio 2023. Disponível em: https://scienceopen.com/hosted-document?doi=10.13169/jglobfaul.10.1.0043. Acesso em: 4 mar. 2024. ISSN: 2397-7825. DOI: 10.13169/jglobfaul.10.1.0043.
AJLABS, Al-Jazeera. Israel-Gaza war in maps and charts: Live tracker. Al-Jazeera, Doha, Qatar, 2024. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/longform/2023/10/9/israel-hamas-war-in-maps-and-charts-live-tracker. Acesso em: 24 mar. 2024.
APPADURAI, Arjun. Modernity At Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis, Minnesota, USA: University of Minnesota Press, 1996. ISBN: 978-0816627936
BARNES, Douglas. From communication to curriculum. Bristol, United Kingdom: Penguin Education, 1976. ISBN: 978-0140803822
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. São Paulo - SP, Brasil: Zahar, 2021. ISBN: 978-6559790005
BETANCOURT, Theresa S. et al. We left one war and came to another: Resource loss, acculturative stress, and caregiver–child relationships in Somali refugee families. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, v. 21, n. 1, p. 114–125, 2015. Disponível em: https://doi.apa.org/doi/10.1037/a0037538. Acesso em: 3 mar. 2024. ISSN: 1939-0106. DOI: 10.1037/a0037538.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Presidência da República, Publicação em: 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei n.o 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. D.O. DE 10/01/2003, P. 1, Brasilia, DF, Poder Executivo, Publicação em: 09 jan. 2003.
BRASIL. Lei n.o 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. D.O.U. DE 11/03/2008, P. 1, Brasilia, DF, Legislativo, Publicação em: 10 de Março de 2008.
BRASIL. Lei no. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Presidência da República, Publicação em: 26 jun. 2014.
BRASIL, [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Congresso Nacional, Publicação em: 05 out. 1988.
BRASIL, MRE. Nota à imprensa n.o 97. Declaração sobre as ações israelenses em Jerusalém Oriental Ocupada e no resto do Território Palestino Ocupado. Buccament, 1o de março de 2024, Brasilia, DF, Brasil, Publicação em: 02-03–2024.
BUSTAMANTE, Lineth H.U. et al. Stress, trauma, and posttraumatic stress disorder in migrants: a comprehensive review. Revista Brasileira de Psiquiatria, Brasilia, DF, Brasil, v. 40, n. 2, p. 220–225, 19 out. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462018000200220&lng=en&tlng=en. Acesso em: 24 fev. 2024. ISSN: 1809-452X. DOI: 10.1590/1516-4446-2017-2290.
CANEN, Ana. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 135–149, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 4 fev. 2024. ISSN: 0100-1574. DOI: 10.1590/S0100-15742000000300007.
CASTELLS, Manuel. The Rise of the Network Society: The Information Age: Economy, Society, and Culture. 2. ed. Hoboken, Nova Jersey, Estados Unidos: Wiley-Blackwell, 2009. v. 1. ISBN: 978-1405196864
COSTA, Antonio Carlos Gomes Da; ANDRÉ, Simone. Educação para o desenvolvimento humano. São Paulo: Saraiva, 2004. ISBN: 85-02-04532-6
DAOUDY, Marwa. The Origins of the Syrian Conflict. [s.l.] Cambridge University Press, 2020. ISBN: 9781108567053
DEWEY, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. New York, City, USA: ‎Independently published, 1915. ISBN: 979-8458446914
DOLAN, Anne M. Intercultural education, picturebooks and refugees: approaches for language teachers. Children’s Literature in English Language Education, v. 2, n. 1, p. 92–109, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10395/2427. Acesso em: 9 mar. 2024. ISSN: 2195-5212.
FANI, Tayebeh; GHAEMI, Farid. Implications of Vygotsky’s Zone of Proximal Development (ZPD) in Teacher Education: ZPTD and Self-scaffolding. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 29, p. 1549–1554, 2011. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1877042811028631. ISSN: 18770428. DOI: 10.1016/j.sbspro.2011.11.396.
FAZEL, Mina; BETANCOURT, Theresa S. Preventive mental health interventions for refugee children and adolescents in high-income settings. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 2, n. 2, p. 121–132, fev. 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352464217301475. ISSN: 23524642. DOI: 10.1016/S2352-4642(17)30147-5.
FERNÁNDEZ-SÁNCHEZ, Higinio. Intersectional Principles of Community Partnership and Social Justice in Qualitative Research in Migration. International Journal of Qualitative Methods, Bertner Ave, Houston, USA, v. 22, p. 1–12, 28 jan. 2023. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/16094069231211249. Acesso em: 6 mar. 2024. ISSN: 1609-4069. DOI: 10.1177/16094069231211249.
FIRDAUS, Mei Rinta Sukma et al. Analysis of the strategies used in Bangladesh’s Liberation War with West Pakistan against the background of the Cold War. Security and Defence Quarterly, v. 45, n. 1, p. 14, 29 nov. 2023. Disponível em: https://securityanddefence.pl/Analysis-of-the-strategies-used-in-Bangladesh-s-Liberation-War-with-West-Pakistan,174526,0,2.html. ISSN: 2300-8741. DOI: 10.35467/sdq/174526.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro, Brasil: Paz & Terra, 2019. ISBN: 978-8577534180
HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. New York City, USA: SAGE Publications, 2012. v. 2. ISBN: 978-0761954323
HASSAN, Oz et al. Afghanistan: Lessons learnt from 20 years of supporting democracy development and security. Bruxelas, Bélgica: Directorate General for External Policies of the Union, 2023.
HYNIE, Michaela. The Social Determinants of Refugee Mental Health in the Post-Migration Context: A Critical Review. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 63, n. 5, p. 297–303, 4 maio 2018. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0706743717746666. ISSN: 0706-7437. DOI: 10.1177/0706743717746666.
IVENICKI, Ana. Novos Tempos na Educação? Desafios multiculturais. Ensaio, v. 31, n. 118, jan. 2023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362023000100101&tlng=pt. Acesso em: 4 mar. 2024. ISSN: 1809-4465. DOI: 10.1590/s0104-40362023003100001.
KANNO, Yasuko; VARGHESE, Manka M. Immigrant and Refugee ESL Students’ Challenges to Accessing Four-Year College Education: From Language Policy to Educational Policy. Journal of Language, Identity & Education, v. 9, n. 5, p. 310–328, 29 out. 2010. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15348458.2010.517693. Acesso em: 4 mar. 2024. ISSN: 1534-8458. DOI: 10.1080/15348458.2010.517693.
KING, Lid. The Impact of multilingualism on global education and language learning. Cambridge, United kingdom: The Languages Company, 2018.
KOSTOGRIZ, Alexander; MILLER, Jennifer; GEARON, Margaret. Culturally and linguistically diverse classrooms: New Dilemmas for Teachers. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2009. ISBN: 9781847692160
KURY, Helmut; REDO, Sławomir. Refugees and Migrants in Law and Policy: Challenges and Opportunities for Global Civic Education. 1st. ed. [s.l.] Springer International Publishing AG, 2018. ISBN: 978-3319721583
LUBCZYNSKI, Christina; MATUSITZ, Jonathan. Understanding the Civil War in Yemen through Human Needs Theory. Journal of Human Behavior in the Social Environment, p. 1–12, 17 maio 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10911359.2023.2213273. Acesso em: 4 mar. 2024. ISSN: 1091-1359. DOI: 10.1080/10911359.2023.2213273.
LUNDELL, Dana Britt. Bibliography of Resources for Multicultural Higher Education. Minneapolis, Minnesota, USA: Retrieved from the University of Minnesota Digital Conservancy, 2004.
LUNDELL, Dana Britt; HIGBEE, Jeanne L. Building Bridges for Access and Success from High School to College: Proceedings of the Metropolitan Higher Education Consortium’s Developmental Education Initiative. [s.l.] General College, 2005.
MARTINS, Geovane Aparecido. O Mato Grosso figurado em pinturas e telas: uma análise discursiva. Revista DisSol - Discurso, Sociedade e Linguagem, v. 7, n. 16, 2023. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1064. Acesso em: 13 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.1064.
MUTEKWE, Edmore. Using a Vygotskian sociocultural approach to pedagogy: Insights from some teachers in South Africa. Journal of Education, n. 71, 2018. Disponível em: http://ref.scielo.org/b3yp24. Acesso em: 9 mar. 2024. ISSN: 0259479X. DOI: 10.17159/2520-9868/i71a04.
ONU, Assembleia Geral. Declaração universal dos direitos humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 1948.
PIAGET, Jean. The Moral Judgment of the Child. Washington, D.C., Estados Unidos: Free Press, 1997. ISBN: 978-0684833309
PORTUGAL. Projeto Escola da Ponte. Ministério da Educação e Ciência, São Tomé de Negrelos, Portugal, p. 100, 1976. Disponível em: escoladaponte.pt/descricao.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
ROGERS, Carl R.; FREIBERG, H Jerome. Freedom to Learn: Uma visão do que a educação pode se tornar. [s.l.] Pearson College Div, 1994. ISBN: 978-0024031211
SAVELL, Stephanie. How death outlives war: the reverberating impact of the post-9/11 wars on Human Health. Costs of war, Providence, Rhode Island, USA, p. 39, 2023.
STASIULIS, Daiva; JINNAH, Zaheera; RUTHERFORD, Blair. Migration, Intersectionality and Social Justice (Guest Editors’ Introduction): N/A. Studies in Social Justice, v. 2020, n. 14, p. 1–21, 26 mar. 2020. Disponível em: https://journals.library.brocku.ca/index.php/SSJ/article/view/2445. ISSN: 1911-4788. DOI: 10.26522/ssj.v2020i14.2445.
STEEL, Zachary et al. Association of Torture and Other Potentially Traumatic Events With Mental Health Outcomes Among Populations Exposed to Mass Conflict and Displacement: a systematic review and meta-analysis. JAMA, v. 302, n. 5, p. 537–549, 5 ago. 2009. Disponível em: http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?doi=10.1001/jama.2009.1132. Acesso em: 4 mar. 2024. ISSN: 0098-7484. DOI: 10.1001/jama.2009.1132.
TANG, Yixin et al. Children’s domain-specific self-evaluations and global self-worth: A preregistered cross-cultural meta-analysis. International Journal of Behavioral Development, v. 47, n. 6, p. 521–539, 10 nov. 2023. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01650254231190926. Acesso em: 9 mar. 2024. ISSN: 0165-0254. DOI: 10.1177/01650254231190926.
VYGOLSKY, Lev Semenovitch. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA, USA: Harvard University Press, 1978. ISBN: 978-0674576292
YOAK, Eric. Building a Bridge to Success: From Program Improvement to Excellence. Journal of Educational Administration, v. 49, n. 3, p. 340–343, 10 maio 2011. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09578231111129118/full/html. Acesso em: 10 mar. 2024. ISSN: 0957-8234. DOI: 10.1108/09578231111129118.
ZLATKIN-TROITSCHANSKAIA, Olga et al. Successful Integration of Refugee Students in Higher Education: Insights from Entry Diagnostics in an Online Study Program. Global Education Review, v. 5, n. 4, p. 158–181, 2018. Disponível em: eric.ed.gov/?id=EJ1200220. Acesso em: 24 fev. 2024. ISSN: 2325-663X.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Costa Ribeiro, M., & Rios Faria de Oliveira, R. (2024). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA MODERNIDADE DAS GUERRAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1164