A INTERFACE PÚBLICO-PRIVADA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO BÁSICO PARA O ENSINO SUPERIOR:

um ensaio otimista em meio às polêmicas

  • Alessandra Souza Univas
  • Roberta Cortez Gaio Universidade do Vale do Sapucaí
  • Marcelo Augusto Scudeler Universidade do Vale do Sapucaí

Resumo

O processo de ampliação e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil tem sido uma das bandeiras nas últimas décadas, no que se refere à promoção social. O presente ensaio analisa a interface público-privada que permeia a transição do ensino médio para o ensino superior considerando que a educação básica é condição para a etapa universitária. Tem como objetivo discutir em que medida a iniciativa privada coopera com a Administração Pública no acesso à educação superior de alunos/as de menor renda. Se por um lado o acesso ao ensino superior público deveria ser voltado para os egressos da educação básica pública, de outro, a realidade apontada pelos dados oficiais do próprio Estado não conduz a isso. Mesmo não sendo o cenário ideal há de se reconhecer que a iniciativa privada coopera com a Administração Pública no acesso à educação superior de alunos/as de menor renda e isso pode ser fator decisivo para maiores chances de êxito profissional dos que ficam de fora das universidades públicas.

Biografias Autor

Roberta Cortez Gaio, Universidade do Vale do Sapucaí
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, especialização em Ginástica Rítmica pela Faculdades Integradas Castelo Branco - RJ, especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Professora dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 2000 a 20006 e Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de 2009 a 2011. Idealizadora, coordenadora e professora do projeto de Extensão - Ginástica Rítmica Popular - da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 1989 a 2006, com representação da cidade Piracicaba nos Jogos Regionais e Abertos. Coordena o projeto de extensão GGDSAL - Grupo de ginástica e dança do UNISAL/Liceu - Campinas/SP de 2014 a 2023. Autora e organizadora de diversos livros na área da Educação e Educação Física. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Diversidade da condição humana, Inclusão e Formação Profissional; Manifestações Culturais de Ginástica e Dança na Escola. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucai - MG (UNIVÀS). e é membro dos grupos de pesquisa da UFAM e UNICID.
Marcelo Augusto Scudeler, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e doutorado (2022) em Educação (área de Políticas Públicas) pela PUCCAMP. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, bem como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Foi diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, nas Unidades de Campinas (2011/2018), Americana (2019/2022) e Piracicaba (2022). Tem experiência na área de Direito (ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil) e Educação (ênfase em Políticas Públicas na Educação Superior).

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Souza, A., Gaio, R. C., & Scudeler, M. A. (2024). A INTERFACE PÚBLICO-PRIVADA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO BÁSICO PARA O ENSINO SUPERIOR:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1161