A INTERFACE PÚBLICO-PRIVADA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO BÁSICO PARA O ENSINO SUPERIOR:

um ensaio otimista em meio às polêmicas

  • Alessandra Souza Univas
  • Roberta Cortez Gaio Universidade do Vale do Sapucaí
  • Marcelo Augusto Scudeler Universidade do Vale do Sapucaí
Keywords: Higher Education; Basic Education; Democratization; Transition.

Abstract

The process of expanding and democratizing access to higher education in Brazil has been one of the key objectives in recent decades, particularly in terms of social promotion. This essay examines the public-private interface that surrounds the transition from high school to higher education, considering that basic education is a prerequisite for university-level studies. The aim is to discuss to what extent the private sector collaborates with the Public Administration in providing access to higher education for low-income students. While access to public higher education should ideally prioritize graduates of public basic education, official data from the state suggest a different reality. Despite not being the ideal scenario, it is imperative to recognize that the private sector does indeed cooperate with the Public Administration in providing access to higher education for low-income students, which can be a decisive factor in enhancing the professional success of those who are unable to attend public universities.

Author Biographies

Roberta Cortez Gaio, Universidade do Vale do Sapucaí
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, especialização em Ginástica Rítmica pela Faculdades Integradas Castelo Branco - RJ, especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Professora dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 2000 a 20006 e Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda de 2009 a 2011. Idealizadora, coordenadora e professora do projeto de Extensão - Ginástica Rítmica Popular - da Universidade Metodista de Piracicaba/SP de 1989 a 2006, com representação da cidade Piracicaba nos Jogos Regionais e Abertos. Coordena o projeto de extensão GGDSAL - Grupo de ginástica e dança do UNISAL/Liceu - Campinas/SP de 2014 a 2023. Autora e organizadora de diversos livros na área da Educação e Educação Física. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Diversidade da condição humana, Inclusão e Formação Profissional; Manifestações Culturais de Ginástica e Dança na Escola. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucai - MG (UNIVÀS). e é membro dos grupos de pesquisa da UFAM e UNICID.
Marcelo Augusto Scudeler, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e doutorado (2022) em Educação (área de Políticas Públicas) pela PUCCAMP. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, bem como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Foi diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, nas Unidades de Campinas (2011/2018), Americana (2019/2022) e Piracicaba (2022). Tem experiência na área de Direito (ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil) e Educação (ênfase em Políticas Públicas na Educação Superior).

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Published
2024-06-11
How to Cite
Souza, A., Gaio, R. C., & Scudeler, M. A. (2024). A INTERFACE PÚBLICO-PRIVADA NA TRANSIÇÃO DO ENSINO BÁSICO PARA O ENSINO SUPERIOR:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1161