A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS:

desafios e possibilidades

  • Elenara Ribeiro UNIVAS
  • Cassio Silva Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Resumo

Com o advento da educação inclusiva, a partir da década de noventa, o Atendimento Educacional Especializado tornou-se protagonista na efetivação das políticas públicas direcionadas ao público da educação especial. Nesse artigo, propomos um estudo sobre a educação especial a partir da análise da estrutura e da implementação do AEE no contexto da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. O trabalho também tem o intuito de delinear, brevemente, alguns referenciais, marcos legais e históricos da Educação Especial e Inclusiva no Brasil e em Minas Gerais. A metodologia foi desenhada a partir de um levantamento bibliográfico e análise documental e, num segundo momento, foi aplicado um questionário para coleta de dados, sobre a percepção de Analistas Educacionais da Equipe do Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da SRE Varginha. Os resultados da pesquisa indicam que houve um grande avanço na política educacional mineira voltada para a consolidação da educação especial e inclusiva, em termos de ampliação da oferta do AEE e dos profissionais especializados nas escolas, tendo como contrapontos, a acessibilidade e adequação física das escolas, a garantia de direitos de aprendizagem e a efetivação de práticas inclusivas.

Biografia Autor

Cassio Silva, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Realiza estágio de Pós-doutorado no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2023). É Doutor em Educação pela mesma universidade (Unicamp, 2019). Concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá (Unifei, 2014). Tem Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2012) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP, 2021). Atuou como professor da Educação Básica (redes públicas e privada) no estado de Minas Gerais de 2012 a 2019 e como Analista de Avaliação Educacional no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2019 a 2021). Atualmente, é professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em Pouso Alegre, MG. Pesquisador e coordenador associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) - no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Unicamp. Colaborador no Grupo Interinstitucional de Pesquisas sobre o Ensino Médio Brasileiro (EM Pesquisa). Temas de interesse: Políticas Públicas e Educação; Avaliação e Gestão da Educação Pública; Sociologia da Educação; Sistemas Educacionais ; Desigualdades Educacionais e Escolares; Ensino Médio; Conhecimento e Sociedade; Educação e Democracia.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Ribeiro, E., & Silva, C. (2024). A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1157