A CRIANÇA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL:

entre significações e reflexões

  • Daiane Aline Langer Weissheimer Faculdade Iguaçu
  • Diego Henrique Pereira UNIVÁS
  • Magna Leite Carvalho Lima UNIVÁS

Resumo

Este artigo busca analisar a concepção de criança e infância e sua retomada histórica a partir do século XII, demonstrando como o sujeito em questão se deu até a explanação da Teoria Histórico-Cultural. “Quem é a criança na sociedade?”: esta reflexão gerou a problematização sobre o artigo descrito e a pesquisa contou com a metodologia em consonância bibliográfica que desencadeou a partir da revisão de literatura sobre o tema abordado. Tomou-se como referencial teórico os estudos de ARIÈS (1973-1986); SARMENTO e PINTO (1997-2004); MELLO (2004); VYGOTSKY (1984-2001), entre outros.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Weissheimer, D. A. L., Pereira , D. H., & Lima, M. L. C. (2024). A CRIANÇA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1154