A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA, COGNITIVA E DE LINGUAGEM AO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Márcio de Souza Dias Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Juliana Bologani Dias Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Letícia Rodrigues de Souza Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Resumo

Objetivou-se com este estudo evidenciar a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que se refere a análise e registro dos aspectos de alunos com necessidades especiais, tento como exemplo o estudo de caso de um aluno portador de Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar, registrando os aspectos psicomotores, cognitivos e de linguagem e observando os comportamentos mais relevantes. A pesquisa se baseou na observação de forma qualitativa dos comportamentos de um indivíduo de sexo masculino com espectro do autismo, através de observação direta de um AEE no ano de 2022, o qual estava cursando o último ano do ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais. Os resultados demonstraram os impactos negativos da defasagem escolar para um aluno da educação especial, uma vez que suas particularidades dificultam o acompanhamento das atividades escolares em conformidade com a turma regular. O profissional de AEE deve atuar como ferramenta de suporte juto aos alunos, desempenhando suas funções de forma a proporcionar a estes maiores níveis de aprendizagem.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
de Souza Dias, M., Bologani Dias, J., & Rodrigues de Souza, L. (2024). A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA, COGNITIVA E DE LINGUAGEM AO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1150