A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS SABERES DO COTIDIANO
Resumo
O presente ensaio surge a partir das relações construídas durante as aulas na disciplina de Teorias e Práticas em Pesquisa na Educação I do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresentaremos algumas considerações acerca de leituras e discussões sobre o fenômeno chamado educação como: A sociedade sem escolas de Ivan Illich (2018), Educação e sociologia de Émile Durkheim (2011), Gaston Barchelard (1996), 21 lições para o século XXI de Yuval Harari (2018) e outros aportes teóricos que contribuíram conosco nesta empreitada. Em busca de compreender a educação do cotidiano, vimos que ela se apoia em grande parte na aquisição de hábitos e valores que envolvem saberes da vida corrente, nos lazeres, trabalho, práticas esportivas entre outros. Por sua vez revelam costumes, hábitos, valores, regras com múltiplas simbologias presentes a partir de sua localização, tanto nas dimensões espaciais quanto temporais, tornando-se em expressões simbólicas da vida social. Diante dos estudos, suspeitamos que não há escolas ou instituições educativas fora do ambiente da vida do cotidiano. Palavras-chave: Educação; Tradição; Cotidiano; Aprendizagem; Aprendizagem.Referências
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
ALMEIDA, Vanessa. Recém-chegados e estranhas: as crianças e o mundo comum na obra de Hannah Arendt. Revista de Educ. Pública – Cuiabá, v.22, n. 49/1. 2013.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1978.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BROUGÈRE, Gilles. Aprender pela vida cotidiana. Gilles Brugère [et al], tradução Antonio de Padua Danesi. Campinas- SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção formação de professores).
DURKHEIM, E. Educação e sociologia; Petrópolis, RJ: vozes, 2014.
HARARI, Yuval Noah. Educação A mudança é a única constante. In: 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das letrinhas,2018.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas; tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. – 9. Ed. – Petropolis, rJ:Vozes,2018.
MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele / Tradução Maria Sílvia Moura Netto - São Paulo: Summus, 1988.
RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos: Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
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RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos: Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Dos Santos Rohleder, L., Ferreira Gomes, C., Ferreira Gomes, C., & de araujo Aguiar, C. (2024). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS SABERES DO COTIDIANO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1143
Secção
Artigos
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