GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:
O Programa de Residência Pedagógica na greve da rede estadual do Rio de Janeiro
Resumo
O presente trabalho reflete sobre as atividades de um núcleo do Programa Residência Pedagógica, integrante do Subprojeto de História, fruto da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o CE Manuel de Abreu (MABREU), no município de Niterói/RJ, durante a greve de professores da rede pública estadual, em 2023. Os objetivos do Programa, financiado pela CAPES, incluem o investimento em uma contribuição efetiva para a construção da identidade profissional docente pela via da formação teoricoprática dos licenciandos. O envolvimento dos licenciandos em uma greve de educadores reivindicando a adoção do piso nacional do magistério não está apartado desses objetivos. O texto pretende mostrar como dimensões externas à sala de aula e ao dia a dia da vida escolar, em um contexto de lutas sociais e políticas mais gerais, não estão desconectadas da formação docente, pelo contrário: são também práticas pedagógicas fecundando a experiência de tornar-se professor, futuro antecipado nos licenciandos. Não obstante, a partir das contribuições de Walter Benjamin, Michel de Certeau, António Nóvoa e Ivor F. Goodson, é possível compreender que, para uma formação contextualizada e colaborativa de professores, oportunizar uma vivência estratégica do contexto de greve é fundamental, mas não basta: para além disso, é preciso acompanhar de perto o modo como as táticas dos praticantes transformam essas vivências em verdadeiras experiências ou experiências plenas, entendidas como aquilo que nos aborda, nos interpela e nos transforma. Este texto se apresenta, pois, como um exercício a muitas mãos mediante o qual professores e pesquisadores em formação experimentam percursos de aprendizagem narrativa.Referências
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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Paiva de Andrade, E., José Moreira Dias Junior, W., & André Valverde, J. A. (2024). GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1142
Secção
Artigos
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