GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:
O Programa de Residência Pedagógica na greve da rede estadual do Rio de Janeiro
Abstract
The present work reflects on the activities of a nucleus within the Pedagogical Residency Program, part of the History Subproject, resulting from the partnership between the Federal Fluminense University (UFF) and Manuel de Abreu School (MABREU) in the municipality of Niterói/RJ, during the teachers' strike in the state public education system in 2023. The program, funded by CAPES, aims to make an effective contribution to the construction of the professional teaching identity through the theoretical-practical training of prospective teachers. The involvement of these prospective teachers in an educators' strike advocating for the adoption of the national teaching salary floor is not disconnected from these objectives. The text intends to demonstrate how dimensions external to the classroom and the day-to-day school life, within a context of broader social and political struggles, are not detached from teacher training; on the contrary, they represent pedagogical practices fertilizing the experience of becoming a teacher, a future anticipated by the prospective teachers. However, drawing on the contributions of Walter Benjamin, Michel de Certeau, António Nóvoa, and Ivor F. Goodson, it is possible to understand that, for a contextualized and collaborative teacher training, providing an experiential understanding of the strike context is fundamental but not sufficient. Beyond that, it is necessary to closely monitor how the practitioners' tactics transform these experiences into genuine or full-fledged experiences, understood as that which addresses us, challenges us, and transforms us. This text is presented as a collaborative exercise in which teachers and researchers in training experience narrative learning paths.References
ANDRADE, E. Memórias sentimentais (e críticas) de um programa de iniciação à docência: o ponto de vista do PIBID História UFF 2014. In: Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 2, no 3. Rio de Janeiro (RJ): UERJ/FFP, UFRRJ/IM-IE e UNIRIO. Out. 2016-jan. 2017. p. 84- 99.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2017. 352 p.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 17ª ed., Petrópolis (RJ): Vozes, 2011. 320 p.
EAKIN, P. Vivendo autobiograficamente: a construção de nossa identidade narrativa. São Paulo (SP): Letra e Voz, 2019. 192 p.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 20ª ed., Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1991. 152 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed., São Paulo (SP): Paz e Terra, 2000. 168 p.
GOODSON, I. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto (PORT): Porto Editora, 2015. 160 p.
GOODSON, I. A vida e o trabalho docente. Petrópolis (RJ): Vozes, 2022. 264 p.
GOODSON, I.; PETRUCCI-ROSA, M. “Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!” Notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 5, nº 13. Salvador (BA): jan./abr. 2020. p. 91-104.
LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19. jan./abr. 2002. p. 20-28.
NASCIMENTO, P. A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). Niterói (RJ): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF, Tese de doutorado, 2023. 179 p.
NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In: Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1. jan./abr. 2019. p. 198-208.
NÓVOA, A. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, mai./ago. 2011. p. 533-543.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. 5ª ed., Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013. 244 p.
UFF – Universidade Federal Fluminense. Programa Institucional de Residência Pedagógica – RP. Edital nº 04/2022. Seleção Interna de Preceptores para o Programa de Residência Pedagógica. Niterói (RJ): Pró-Reitoria de Graduação / Divisão de Prática Discente, 2022.
VARGAS, L. A educação como estratégia política do MST: por uma pedagogia da luta e da resistência. Curitiba (PR): Appris, 2018.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2017. 352 p.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 17ª ed., Petrópolis (RJ): Vozes, 2011. 320 p.
EAKIN, P. Vivendo autobiograficamente: a construção de nossa identidade narrativa. São Paulo (SP): Letra e Voz, 2019. 192 p.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 20ª ed., Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1991. 152 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed., São Paulo (SP): Paz e Terra, 2000. 168 p.
GOODSON, I. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto (PORT): Porto Editora, 2015. 160 p.
GOODSON, I. A vida e o trabalho docente. Petrópolis (RJ): Vozes, 2022. 264 p.
GOODSON, I.; PETRUCCI-ROSA, M. “Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!” Notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 5, nº 13. Salvador (BA): jan./abr. 2020. p. 91-104.
LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19. jan./abr. 2002. p. 20-28.
NASCIMENTO, P. A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). Niterói (RJ): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF, Tese de doutorado, 2023. 179 p.
NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. In: Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1. jan./abr. 2019. p. 198-208.
NÓVOA, A. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, mai./ago. 2011. p. 533-543.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. 5ª ed., Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013. 244 p.
UFF – Universidade Federal Fluminense. Programa Institucional de Residência Pedagógica – RP. Edital nº 04/2022. Seleção Interna de Preceptores para o Programa de Residência Pedagógica. Niterói (RJ): Pró-Reitoria de Graduação / Divisão de Prática Discente, 2022.
VARGAS, L. A educação como estratégia política do MST: por uma pedagogia da luta e da resistência. Curitiba (PR): Appris, 2018.
Published
2024-06-11
How to Cite
Paiva de Andrade, E., José Moreira Dias Junior, W., & André Valverde, J. A. (2024). GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1142
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.