A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ROLE-PLAY NO CONTEXTO DO ENSINO DO DIREITO

  • Albano Francisco Schmidt Bom Jesus / IELUSC
  • Daiani de Oliveira

Resumo

Mudanças no futuro das profissões jurídicas impactadas pela tecnologia e pela heterogeneidade de estudantes egressos do curso de Direito requerem desses para além do conhecimento técnico, exigem desenvolvimento de competências múltiplas. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o Curso de Direito. A resposta para essa situação pode estar relacionada ao método aplicado. Com base nisso, o presente artigo trás o método Role-Play como proposta de estratégia educacional para um ensino jurídico de qualidade. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino tem como foco o estudante, que assume um personagem de uma situação concreta trazida pelo docente, que tem o papel de mediador. Para o desenvolvimento da simulação, é necessário que cada educando imbuído de seu papel possa aplicar seu aprendizado, desenvolver seu senso crítico, pois estará atuando no papel de um cargo da vida real. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade e aplicabilidade do método analisando o maior evento mundial relacionado o JESSUP. Quanto à metodologia, utiliza-se na pesquisa o método bibliográfico, pois são coletados os posicionamentos da doutrina nacional sobre os assuntos necessários para esclarecimento do tema estudado. Quanto aos resultados esperados, pode-se afirmar que o presente trabalho possui relevância não só acadêmica, mas prática, contribuindo para a melhoria do ensino jurídico brasileiro, em benefício de toda a coletividade. Conclui-se pela importância de uma reavaliação do método tradicional utilizado visando um aprendizado que corresponda às aspirações do discente, do mercado de trabalho e um ensino jurídico com mais qualidade.

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Publicado
2024-02-06
Como Citar
Schmidt, A. F., & de Oliveira, D. (2024). A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ROLE-PLAY NO CONTEXTO DO ENSINO DO DIREITO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1113