A CIÊNCIA MÉDICA E O UNIVERSO SEMÂNTICO DOS APLICATIVOS MÓVEIS: COMO OS JOGOS ELETRÔNICOS SIGNIFICAM O MÉDICO - UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO APLICATIVO “TOUCH SURGERY” E “QUIZ DE MEDICINA”
Resumo
Os avanços da tecnologia aplicados à saúde transformam a prática médica e a formação de novos profissionais na área. Destacamos aí os jogos desenvolvidos para dispositivos móveis, utilizados por esses profissionais. “Touch Surgery” e “Quiz de Medicina” são os jogos que compõem o corpus da pesquisa aqui relatada, as quais são, neste escopo, tomados como discurso. Analisamos como esses jogos significam ao jogador parte do universo semântico da medicina, procurando compreender como atribuem sentido para o profissional médico, para o conhecimento médico e para a prática médica. Mobilizamos a teoria da Análise de Discurso, a partir da qual estabelecemos um dispositivo de leitura do processo histórico, social e ideológico que determina a produção dessas evidências de sentido, ancoradas em (ir)regularidades no funcionamento de linguagem que o referido aplicativo conforma. Por meio de recortes de fases do jogo, compreendemos as relações de sentido que (des)estabilizam certas imagens de como um médico – seu conhecimento e sua prática – pode ou deve ser concebido socialmente. As análises apontam para a produção de um efeito de robotização da prática médica (a evidência de que a prática e/ou o procedimento cirúrgico são realizados mecânica e metodicamente, por meio de um passo-a-passo pré-definido e, por isso, podendo se constituir como objeto de treinamento para qualquer profissional da saúde). Mostramos como esse e outros efeitos são produzidos pelo funcionamento discursivo que o “Touch Surgery” e o ‘Quiz de Medicina” reproduzem.Referências
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Publicado
2022-12-06
Como Citar
Faria, J., & Souza Gonçalves, M. de L. (2022). A CIÊNCIA MÉDICA E O UNIVERSO SEMÂNTICO DOS APLICATIVOS MÓVEIS: COMO OS JOGOS ELETRÔNICOS SIGNIFICAM O MÉDICO - UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO APLICATIVO “TOUCH SURGERY” E “QUIZ DE MEDICINA” . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (15). https://doi.org/10.35501/dissol.vi15.1059
Secção
Artigos
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