RESSIGNIFICAÇÃO DA PANDEMIA
ACEITABILIDADE NO DISCURSO MIDIÁTICO
Palavras-chave:
Aceitabilidade, Discurso, Mem´órias discursivas, Mídia, Pandemia
Resumo
O presente artigo visa analisar o discurso acerca da pandemia no Brasil e compreender como a mídia se vale do mecanismo de antecipação, do humor, das memórias discursivas e dos deslocamentos semânticos para construir uma determinada argumentação e, consequentemente, conquistar objetivos publicitários, através do efeito da aceitabilidade discursiva. Para alcançar tal empreendimento, faz-se necessário a utilização dos referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, sobretudo as noções de antecipação, dos processos parafrásticos e polissêmicos, de silêncio constitutivo, das memórias discursivas, e de outros dispositivos indispensáveis na mobilização da dinâmica descritiva-interpretativa. Utilizamos como corpus as capas da revista Veja com os títulos “A vitória da vacina” de 27 de janeiro de 2021 e “Uma conquista histórica” de 16 de dezembro de 2020. Através da análise, esperamos compreender como o retorno às memórias discursivas e os deslocamentos de sentidos funcionam em um entrecruzamento verbo-visual de modo a estimular o ato da leitura e a silenciar constitutivamente acontecimentos, sujeitos e sentidos ao passo que empreende uma subjetivação pelo efeito da aceitabilidade discursiva.Referências
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Publicado
2022-12-06
Como Citar
BOUCHER, D., & BARBOSA SOARES, T. (2022). RESSIGNIFICAÇÃO DA PANDEMIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (15). https://doi.org/10.35501/dissol.vi15.920
Seção
Artigos
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