DESSUPERFICIALIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO SUS 30 ANOS:

BUSCA POR OBJETOS DISCURSIVOS DO SUJEITO ENFERMEIRO

  • Júlio César dos Reis Petter Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciene Jung de Campos Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS)
Palavras-chave: análise de discurso, enfermagem, trabalho, dessuperficialização linguística

Resumo

Neste artigo, estando inseridos no panorama epistemológico da Análise de Discurso Materialista pré 1975, AD-1, buscamos analisar as relações de assujeitamento e resistência do sujeito enfermeiro frente ao imemorial da enfermagem e o Sistema Único de Saúde. Nessa rede de tensionamentos oriundos da ruptura com a hegemonia médica na saúde com o SUS, analisamos recortes dessa textualização que articula o histórico à materialidade presente no documentário SUS 30 anos. Trabalhando com os processos de textualização e articulação dos enunciados, questionamos o indivíduo assujeitado pela enfermagem quanto à sua mobilização e rebeldia frente às coerções colocadas a ele. Dada a complexidade imposta nas análises com saúde pública, trabalhamos intimamente conectados com os estudos de enunciação, empregando um recorte epistemológico menos usual nos trabalhos atuais em Análise de Discurso, com maior ênfase no processo de dessuperficialização linguística. Com esse primeiro passo concluído, pudemos delinear objetos discursivos e assim, lançarmos a pedra fundamental para futuras investigações conectadas com o campo da saúde.

Biografia do Autor

Luciene Jung de Campos, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS)
Doutora em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (PPGTURH/UCS), docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS). E-mail: ljungdecampos@gmail.com

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. In ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010 (1996). p. 105-142.

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). In: Cadernos de estudos linguísticos, v. 19. Campinas: IEL, 1990.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990.

COFEN. Enfermagem em números. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros. Acesso em: 30 mai. 2020.

GOMES, Antonio Marcos Tosoli; OLIVEIRA, Denize Cristina de; SA, Celso Pereira de. A enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS): repensando os princípios e conceitos de sustentação da atenção à saúde no Brasil. In: Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 109-125, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v9n2/v9n2a07.pdf. Acesso em 30 de mai. 2020.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

MACHADO, Maria Helena; OLIVEIRA, Eliane dos Santos de; MOYSES, Neuza Maria Nogueira. Tendências do mercado de trabalho em saúde no brasil. In: PIERANTONI, Celia Regina; DAL POZ, Mario Roberto; FRANÇA, Tania. O trabalho em saúde: abordagens quantitativas e qualitativas. Rio de Janeiro: CEPESC; 2011. p. 103-116.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. Campinas: Pontes, 2019a (1969). Tradução de Eni Pulccinelli Orlandi e Greciely Costa.

PÊCHEUX, Michel. Língua, linguagens, discurso. In: PIOVEZANI, Carlos; SARGENTINI, Vanice (Orgs.). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2019b.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

SUS 30 anos. Direção de Henrique Siqueira. Produção de Sandra Bonates. Brasília: Brigadeiro Bentes Filmes, Me Gusta Filmes, 2018. 1 vídeo (20 min), son., color. Disponível em: https://youtu.be/3FfAcgT0oys. Acesso em: 30 mai. 2020.
Publicado
2021-08-17
Como Citar
dos Reis Petter, J. C., & Jung de Campos, L. (2021). DESSUPERFICIALIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO SUS 30 ANOS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (13), 157-172. https://doi.org/10.35501/dissol.vi13.861