SITUAÇÃO DE RUA

ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA EM JORNAIS DE SALVADOR, BAHIA

  • Natalia Penitente Andrade Graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) mestrando pela Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Discurso, Situação de rua, Textos Jornalísticos

Resumo

Este artigo propõe discutir, a partir da indissociabilidade entre linguagem e sociedade, o paradoxo da desigualdade em nosso país e sua naturalização, que permite a reprodução do dizer “morar na rua”. O objetivo geral é analisar como é representada a situação de rua de Salvador e Região Metropolitana, empreendendo uma análise discursivo-crítica a partir de elementos linguísticos presentes em textos de jornais e de sites de notícias, considerando as correlações com perspectivas ideológicas. De modo específico, os objetivos foram: a) identificar as relações intertextuais entre as notícias sobre a população em situação de rua; b) mapear os discursos preponderantes acerca da referida população; e c) verificar como tal população é representada nas notícias. Para isso, utilizamos as perspectivas teóricas de Fairclough (2001, 2003); Van Leeuwen (1997); Silva (2006); Rosa (2005); Bessa (2009), dentre outros. O corpus é composto por quatro notícias, que discutem o tema “Situação de rua”, coletadas dos jornais Correio e Salvador Notícias. Como resultados, verificamos que há uma preocupação com as políticas públicas que recobrem a população em situação de rua, contudo, não há ocorrência de suas vozes inseridas nos textos, ocasionando a ausência de representação desses atores sociais; e quando são citados, não há nomeação desses cidadãos e cidadãs. Observamos que há uma preferência pelo termo “morador de rua” em contraste com o termo "pessoa em situação de rua", evidenciando uma concepção errônea e naturalizada, contribuindo para a sustentação dessa problemática social.

Biografia do Autor

Natalia Penitente Andrade, Graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) mestrando pela Universidade de São Paulo (USP)
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH), na Universidade de São Paulo (USP) graduada do curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Foi Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - (FAPESB), com estudos centrados na Análise do Discurso Crítica (ADC) e Linguística Textual com o tema situação de rua do período de (2014/2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP, sediado na Faculdade de Educação – FE da Universidade de São Paulo - USP. Foi integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens (GEICEL) vinculado ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/ UNEB, Campus X.

Referências

BUARQUE, Cristovam. O que é Apartação: o apartheid social no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.

BESSA, Dècio. Cidadãos e cidadãs em situação de rua: uma análise de discurso crítica da questão social. 347 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

______. Linguagem e Situação de Rua. In: MAGALHÃES, I.; CAETANO, C. J. M.; BESSA, D. (Orgs.). Pesquisas em Análise de Discurso Crítica. Covilhã (Portugal): Livros LabCom, 2014. p. 25 - 51.

______.Discurso e mudança social. Coord. trad I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIORGETTI, C. Moradores de rua: uma questão social? São Paulo: Fapesp, Educ, 2006.

GRINOVER, A. P. et.al. Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua. 2. ed. Belo horizonte: D’Plácido, 2016.

MAGALHÃES, I. Por uma abordagem crítica e explanatória do discurso. In: D.E.L.T.A., 2 (2), São Paulo, pp.181-205, 1986.

______.; CAETANO, C. J. M.; BESSA, D. (Orgs.). Pesquisas em Análise de Discurso Crítica. Covilhã : Livros LabCom, 2014.

SILVA, M. L. L. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.

ROSA, Cleisa M. M. Vidas de rua. São Paulo: Hucitec / Associação Rede Rua, 2005.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

VAN DIJK, T. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.

VAN LEEUWEN, T. A representação dos atores sociais. In: PEDRO, E. R. Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1997. p. 169-122.

Publicado
2020-12-07
Como Citar
Andrade, N. P. (2020). SITUAÇÃO DE RUA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 102-120. https://doi.org/10.35501/dissol.vi12.569