LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL E SUAS SUBÁREAS
Resumo
O objetivo desta resenha é apresentar as teorias que compõe o campo de pesquisa e desenvolvimento em Linguistica Computacional e mostrar a relação existente entre Linguística de Corpus e Processamento de Língua Natural, pois são complementares.Abstract:The objective of this review is to present the theories that compose the field of research and development in Computational Linguistics and to show the relation between Corpus Linguistics and Natural Language Processing, as they are complementary.Referências
BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus - (8520416764).
JACKENDOFF, R. Foundations of language: brain, meaning, grammar, evolution. Oxford: Oxford University Press, 2002.
PERINI, M. A. Sofrendo a gramática. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2003.
VIEIRA , R. e LIMA, V. L. S. (2001) Lingüística computacional: princípios e aplicações. In: IX Escola de Informática da SBC-Sul. Luciana Nedel (Ed.) Passo Fundo, Maringá, São José. SBC-Sul.
OTHERO, G. de A. Linguística Computacional: uma nova área de pesquisa para os estudantes de Letras. Entrelinhas, ano 2, n. 5. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.
OTHERO, G. de A. & MENUZZI, S. de M. Lingüística computacional: teoria e prática. São Paulo, Parábola Editorial, 2005, 128 p. ISBN: 85-88456-39-X.
OTHERO, G. de A. A gramática da frase em português - Algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português.
OTHERO, G. de A. Teoria X-Barra - Gabriel de Ávila Othero.
OTHERO, G. de A. Lingüística Computacional - princípios e aplicações.
PEREIRA. S. L. Processamento de Língua Natural, artigo.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.