AS PALAVRAS DE ORDEM E A CENA PÚBLICA
Resumo
O artigo apresenta parte de uma pesquisa de iniciação científica sobre palavras de ordem que circulam na cena pública, a partir de uma perspectiva da Semântica Histórica da Enunciação, estabelecendo relações com a Análise de Discurso. Analisa-se as palavras de ordem como acontecimento enunciativo e discursivo, levando em conta a argumentação e o político como conceitos centrais para compreender o funcionamento enunciativo das palavras de ordem, pelos porta-vozes, na cena pública.Referências
CORTEN, A. Discurso e representação do político. In: Indursky, F. e Ferreira, M. Os Múltiplos Territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 1999, p. 173-186.
GUILHAUMOU, J. & MALDIDIER, D. Efeitos do Arquivo. A Análise do Discurso no Lado da História. In: ORLANDI, E. (Org.). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1993, p. 163-183.
GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1995.
______. Interpretar Língua e Acontecimento. Artigo publicado na Revista Brasileira de Letras – UFSCar, vol. 1, n. 1, 1999, p. 19-23.
______. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas – SP: Pontes Editores, 2002.
INDURSKY, F. Polêmica e Denegação: dois funcionamentos discursivos da negação. In: Caderno de Estudos Linguísticos 19. Campinas. IEL/UNICAMP, 1990, p. 117-122.
MORENO, N. A Traição da OCI(u). [1982]. In: Os governos de frente popular na história. São Paulo: Sundermann, 2003.
MORENO, N. Teses para Atualização do Programa de Transição. São Paulo: CS Editora, 1992.
ORLANDI, E. Observatório do político. Fórum Linguístico, Fpolis, n. 1, 1998a, p. 73-81.
______. A leitura proposta e os leitores possíveis. In: Orlandi, E. (org.) A Leitura e os Leitores. Pontes, Campinas, 1998b, p. 7-24.
______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2002.
PECHÊUX, M. (1990). Delimitações, Inversões, Deslocamentos. In: Orlandi, E. e Geraldi, J. (orgs.) Cadernos de Estudos Lingüísticos 19: O Discurso e suas análises. Campinas: UNICAMP, p. 7-24. Traduzido por José Horta Nunes.
______. O Discurso - estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes. Tradução: Eni P. Orlandi. 1997.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.