ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO HIPERTEXTO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Resumo
O artigo se inscreve no rol de investigações que privilegiam a abordagem qualitativa dos fenômenos educacionais. Nele, busca-se responder qual o impacto da utilização de estratégias de construção do hipertexto em ambiente virtual na formação de leitores competentes de textos literários canônicos por meio de uma pesquisa-ação, conforme Thiollent (1997). A concepção de leitura literária, segundo Santos (2009), serve para o entendimento de que o leitor não é um ser passivo na leitura da obra, trabalhando para significar o texto que ele tem em mãos, a partir de suas experiências de vida. Do outro lado, busca-se trabalhar com a acepção do hipertexto, conforme Ribeiro (2011), entre outros, e sua conexão a ideia de agência (Snyder, 2002). Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados a alunos do ensino técnico de nível médio oferecido pelo CEFET-MG no campus Varginha, quando da construção coletiva de uma edição digital da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.Abstract:The article is part of a series of investigations that favor the qualitative approach of educational phenomena. In this paper, we attempt to answer the impact of the use of strategies of hypertext construction in virtual environments in order to form readers of canonical literary texts through an action research. The conception of literary reading is used to understand that the reader is not a passive being in the act of reading, and that he signifies the text he has at hand from his life experiences. On the other hand, we work with the conception of hypertext and its connection to the idea of agency. The data were obtained through questionnaires applied to secondary technical education students offered by CEFET-MG on the Varginha campus, during the collective construction of a digital edition of “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, by Lima Barreto.Referências
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