OS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NO BRASIL: INFLUÊNCIAS, ORIGENS E PERSPECTIVAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo reconstituir o surgimento do campo dos Estudos dos Letramentos Acadêmicos no Brasil, particularmente o daqueles inspirados por Brian Street. Para tanto, inicialmente, apresenta as principais influências estrangeiras das pesquisas nacionais que tomam como objeto as práticas sociais de uso da língua escrita na universidade; em seguida, recupera as grandes linhas da instauração disciplinar da vertente do letramento acadêmico no Brasil; e, por fim, reflete acerca das perspectivas futuras desses estudos no país a partir de sua relação com as Teorias do Texto, do Discurso e da Enunciação Résumé:Cet article a pour but de reconstituer l’émergence du champ des Études des Littératies Universitaires au Brésil, tout particulièrement de ceux inspirés par Brian Street. Pour y parvenir, on présente d’abord les influences étrangères principales des recherches nationales concernant les pratiques sociales d’usage de la langue écrite à l’université ; ensuite, on reprend les grandes lignes de l’instauration disciplinaire du champ de la littératie universitaire au Brésil ; pour finir, on réfléchit sur les perspectives futures de ces études au pays à partir de leur rapport aux Théories du Texte, du Discours et de l’Énonciation..Referências
BEVILAQUA, Raquel. Novos Estudos do Letramento e Multiletramentos: divergências e confluências. Revista Virtual de Letras, v.5, n.1, p.99-114, jan./jul.2013.
BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2013 – 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192. Acesso em: 13 fev. 2016.
FIAD, Raquel. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, n. Especial, p. 357-369, 2011.
______. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v.13, p. 463-480, 2013.
______. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, v.1, p. 23-34, 2015.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 341f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.
KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, ngela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita (1995). 2ed. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
______. Interseções entre a Linguística Aplicada e os Estudos de Letramento: desenhos transdisciplinares, éticos e críticos de pesquisa. Matraga, Rio de Janeiro, v.22, n.36, jan./jun.2015.
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student writing in higher education: un academic literacies approach. UK Studies in Higher Education, v.23, n.2, p.157-172, 1998.
______. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v.16, n.2, p.477-493, jul./dez.2014.
LILLIS, Theresa. Whose “Common Sense?” Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (orgs). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico (2010a). Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.10, p.363-386, 2010.
______. Letramento: a criação de um neologismo e a construção de um conceito (2010b). In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs.). Cultura escrita e letramento.1ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
______ (s/d). “As palavras difíceis chegaram”: a entrada de grupos tradicionais no universo da escrita acadêmica. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/anais/Artigos/Marildes%20Marinho%20(FAE-UFMG).pdf. Acesso em: 13 fev. 2017.
OLIVEIRA, Giovane Fernandes. Do homem na língua ao sujeito na escrita: bases para um diálogo entre Letramento e Enunciação. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social (2009). São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação.1ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização (1995). 9.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.