EXCESSO DE RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR
implicações e política pública
Palavras-chave:
Excesso de ruído;, Políticas públicas;, Ambiente educacional;, Conforto Acústico.
Resumo
Conforto acústico é uma preocupação pouco discutida em contexto escolar. O objetivo é avaliar os índices de ruído em escola pública de Santa Catarina e implicações no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo buscou (i) avaliar os índices de ruídos nos diferentes ambientes da escola; (ii) Intervenções na construção pela Associação de Pais e Professores; (iii) nova avaliação dos índices de ruídos após as intervenções. Os resultados de aferições mostraram a predominância do excesso de ruído. A pesquisa conclui que as ações realizadas em parceria com a comunidade escolar foram importantes, mas não suficientes para solucionar o problema e promover conforto acústico para a aprendizagem.Referências
ABNT, A. B. de N. T. NBR-10152: Níveis de ruídos para conforto acústico. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 1–4, 1987. Disponível em: http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.152-Níveis-de-ruído-para-conforto-acústico.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.
ABNT. NBR 10151- Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], 2019. Disponível em: www.abnt.org.br.
ABNT, A. B. de N. T. NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.151-Avaliação-do-ruído-em-áreas-habitadas.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ABNT NBR-15270-1. Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais. Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água ―. Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 16, 2017.
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE (ANSI). Acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools. In: PART 1: PERMANENT SCHOOLS. New York: Acoustical Society of America, 2010.
BARBOSA, M. C. R. et al. Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [s. l.], v. 9, p. 80–95, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2456.
BITAR, M. L. et al. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 315–324, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100315&lng=pt&tlng=pt.
CAMPOS, N. B. de; DELGADO-PINHEIRO, E. M. C. Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular. Revista CEFAC, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 83–91, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100083&lng=pt&tlng=pt.
CONNOLLY, D. et al. The effects of classroom noise on the reading comprehension of adolescents. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 145, n. 1, p. 372–381, 2019. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/145/1/372/638660/The-effects-of-classroom-noise-on-the-reading.
COSTA, E.; WESTPHAL, F. SOLUÇÕES DE ATENUAÇÃO SONORA PARA VENTILAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE JANELAS: REVISÃO DE LITERATURA. In: , 2020. Xviii Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/766.
DE CASTRO, A. C. L. et al. Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG. Research, Society and Development, [s. l.], v. 8, n. 3, p. e1683716, 2019. Disponível em: https://medium.com/@arifwicaksanaa/pengertian-use-case-a7e576e1b6bf.
GALLO, S. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722.
GARNIER, M.; HENRICH, N. Speaking in noise: How does the Lombard effect improve acoustic contrasts between speech and ambient noise?. Computer Speech & Language, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 580–597, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885230813000557.
GERHARDT DA ROSA, A. G. Implicações do excesso de ruídos no ambiente escolar : por uma política pública voltada a essa problemática. 2020. - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires (Argentina), 2020. Disponível em: http://170.210.60.93/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=73252&query_desc=au%2Cwrdl%3A gerhardt. Acesso em: 9 mar. 2020.
GUIDINI, R. F. et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 398–404, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400006&lng=pt&tlng=pt.
HAAG, T. de S. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 121 p. f. - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38571/1/2020_TiagodeSáHaag.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-2 - Acoustics - Measurement of room acoustic parameters - Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008. Disponível em: https://www.iso.org/standard/36201.html. Acesso em: 20 fev. 2025.
KLATTE, M.; BERGSTRÖM, K.; LACHMANN, T. Does noise affect learning? A short review on noise effects on cognitive performance in children. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 4, 2013. Disponível em: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00578/abstract.
KORPERSHOEK, H. et al. A Meta-Analysis of the Effects of Classroom Management Strategies and Classroom Management Programs on Students’ Academic, Behavioral, Emotional, and Motivational Outcomes. Review of Educational Research, [s. l.], v. 86, n. 3, p. 643–680, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626799.
KRAFT, M. A.; BLAZAR, D.; HOGAN, D. The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 547–588, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654318759268.
LOPES, M. M. M.; FUSINATO, P. A. O excesso de ruido no ambiente escolar. Mandaguari PR: [s. n.], 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
MARTINS, R. H. G. et al. Voice Disorders in Teachers. A Review. Journal of Voice, [s. l.], v. 28, n. 6, p. 716–724, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0892199714000435.
MASSONNIÉ, J. et al. Is Classroom Noise Always Bad for Children? The Contribution of Age and Selective Attention to Creative Performance in Noise. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 10, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2019.00381/full.
MEALINGS, K. Classroom acoustic conditions: Understanding what is suitable through a review of national and international standards, recommendations, and live classroom measurements. In: , 2016. 2nd Australasian Acoustical Societies Conference, ACOUSTICS 2016. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1047–1056. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310651345_Classroom_acoustic_conditions_Understanding_what_is_suitable_through_a_review_of_national_and_international_standards_recommendations_and_live_classroom_measurements.
MEHTA, R.; ZHU, R. (Juliet); CHEEMA, A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 784–799, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-lookup/doi/10.1086/665048.
NASCIMENTO, L. S.; LEMOS, S. M. A. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Revista CEFAC, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 390–402, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300003&lng=pt&tlng=pt.
PIMENTEL, B. N. et al. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. Audiology - Communication Research, [s. l.], v. 21, n. 23, p. 233–238, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100332.
PRODI, N.; VISENTIN, C. Listening efficiency during lessons under various types of noise. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 138, n. 4, p. 2438–2448, 2015. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/138/4/2438/900226/Listening-efficiency-during-lessons-under-various.
RIBEIRO, M. E. R. et al. A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 27–45, 2010. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/166.
SÁ, F. de O. Políticas públicas integradas de saúde e ambiente: o processo em construção da política nacional de saúde ambiental. 2018. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-07112018-165230/.
SANTOS, J. F. dos; SOUZA, A. P. R. de; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. CoDAS, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 274–281, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300014&lng=pt&tlng=pt.
SETLIK, E. C. F. et al. Desempenho acústico em placas cimentícias com a aplicação materiais isolantes não convencionais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [s. l.], v. 16, n. 6, p. 4617–4627, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1000.
VANDENBROUCKE, L. et al. The Classroom as a Developmental Context for Cognitive Development: A Meta-Analysis on the Importance of Teacher–Student Interactions for Children’s Executive Functions. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 1, p. 125–164, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654317743200.
ABNT. NBR 10151- Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], 2019. Disponível em: www.abnt.org.br.
ABNT, A. B. de N. T. NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.151-Avaliação-do-ruído-em-áreas-habitadas.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ABNT NBR-15270-1. Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais. Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água ―. Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 16, 2017.
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE (ANSI). Acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools. In: PART 1: PERMANENT SCHOOLS. New York: Acoustical Society of America, 2010.
BARBOSA, M. C. R. et al. Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [s. l.], v. 9, p. 80–95, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2456.
BITAR, M. L. et al. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 315–324, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100315&lng=pt&tlng=pt.
CAMPOS, N. B. de; DELGADO-PINHEIRO, E. M. C. Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular. Revista CEFAC, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 83–91, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100083&lng=pt&tlng=pt.
CONNOLLY, D. et al. The effects of classroom noise on the reading comprehension of adolescents. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 145, n. 1, p. 372–381, 2019. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/145/1/372/638660/The-effects-of-classroom-noise-on-the-reading.
COSTA, E.; WESTPHAL, F. SOLUÇÕES DE ATENUAÇÃO SONORA PARA VENTILAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE JANELAS: REVISÃO DE LITERATURA. In: , 2020. Xviii Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/766.
DE CASTRO, A. C. L. et al. Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG. Research, Society and Development, [s. l.], v. 8, n. 3, p. e1683716, 2019. Disponível em: https://medium.com/@arifwicaksanaa/pengertian-use-case-a7e576e1b6bf.
GALLO, S. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722.
GARNIER, M.; HENRICH, N. Speaking in noise: How does the Lombard effect improve acoustic contrasts between speech and ambient noise?. Computer Speech & Language, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 580–597, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885230813000557.
GERHARDT DA ROSA, A. G. Implicações do excesso de ruídos no ambiente escolar : por uma política pública voltada a essa problemática. 2020. - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires (Argentina), 2020. Disponível em: http://170.210.60.93/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=73252&query_desc=au%2Cwrdl%3A gerhardt. Acesso em: 9 mar. 2020.
GUIDINI, R. F. et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 398–404, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400006&lng=pt&tlng=pt.
HAAG, T. de S. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 121 p. f. - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38571/1/2020_TiagodeSáHaag.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-2 - Acoustics - Measurement of room acoustic parameters - Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008. Disponível em: https://www.iso.org/standard/36201.html. Acesso em: 20 fev. 2025.
KLATTE, M.; BERGSTRÖM, K.; LACHMANN, T. Does noise affect learning? A short review on noise effects on cognitive performance in children. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 4, 2013. Disponível em: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00578/abstract.
KORPERSHOEK, H. et al. A Meta-Analysis of the Effects of Classroom Management Strategies and Classroom Management Programs on Students’ Academic, Behavioral, Emotional, and Motivational Outcomes. Review of Educational Research, [s. l.], v. 86, n. 3, p. 643–680, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626799.
KRAFT, M. A.; BLAZAR, D.; HOGAN, D. The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 547–588, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654318759268.
LOPES, M. M. M.; FUSINATO, P. A. O excesso de ruido no ambiente escolar. Mandaguari PR: [s. n.], 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
MARTINS, R. H. G. et al. Voice Disorders in Teachers. A Review. Journal of Voice, [s. l.], v. 28, n. 6, p. 716–724, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0892199714000435.
MASSONNIÉ, J. et al. Is Classroom Noise Always Bad for Children? The Contribution of Age and Selective Attention to Creative Performance in Noise. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 10, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2019.00381/full.
MEALINGS, K. Classroom acoustic conditions: Understanding what is suitable through a review of national and international standards, recommendations, and live classroom measurements. In: , 2016. 2nd Australasian Acoustical Societies Conference, ACOUSTICS 2016. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1047–1056. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310651345_Classroom_acoustic_conditions_Understanding_what_is_suitable_through_a_review_of_national_and_international_standards_recommendations_and_live_classroom_measurements.
MEHTA, R.; ZHU, R. (Juliet); CHEEMA, A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 784–799, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-lookup/doi/10.1086/665048.
NASCIMENTO, L. S.; LEMOS, S. M. A. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Revista CEFAC, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 390–402, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300003&lng=pt&tlng=pt.
PIMENTEL, B. N. et al. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. Audiology - Communication Research, [s. l.], v. 21, n. 23, p. 233–238, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100332.
PRODI, N.; VISENTIN, C. Listening efficiency during lessons under various types of noise. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 138, n. 4, p. 2438–2448, 2015. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/138/4/2438/900226/Listening-efficiency-during-lessons-under-various.
RIBEIRO, M. E. R. et al. A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 27–45, 2010. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/166.
SÁ, F. de O. Políticas públicas integradas de saúde e ambiente: o processo em construção da política nacional de saúde ambiental. 2018. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-07112018-165230/.
SANTOS, J. F. dos; SOUZA, A. P. R. de; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. CoDAS, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 274–281, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300014&lng=pt&tlng=pt.
SETLIK, E. C. F. et al. Desempenho acústico em placas cimentícias com a aplicação materiais isolantes não convencionais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [s. l.], v. 16, n. 6, p. 4617–4627, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1000.
VANDENBROUCKE, L. et al. The Classroom as a Developmental Context for Cognitive Development: A Meta-Analysis on the Importance of Teacher–Student Interactions for Children’s Executive Functions. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 1, p. 125–164, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654317743200.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Gerhardt da Rosa, A. G., Favero Reis, G., Neumann, L. B., & Reis, M. A. F. (2025). EXCESSO DE RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 159-179. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1289
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.