Excessive noise in the school environment:
Implications and public policy
Abstract
Acoustic comfort is a little discussed in school contexts. The objective is to evaluate noise levels in public schools in Santa Catarina and their implications for the teaching-learning process. The research is applied using quantitative and qualitative approaches. The study sought to (i) evaluate noise levels in different school environments; (ii) evaluate Construction interventions by the Parents and Teachers Association; and (iii) conduct a new assessment of noise levels after interventions. The measurement results showed the predominance of excess noise. The research concludes that the actions carried out in partnership with the school community were important but insufficient to solve the problem and promote acoustic comfort for learning.References
ABNT, A. B. de N. T. NBR-10152: Níveis de ruídos para conforto acústico. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 1–4, 1987. Disponível em: http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.152-Níveis-de-ruído-para-conforto-acústico.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.
ABNT. NBR 10151- Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], 2019. Disponível em: www.abnt.org.br.
ABNT, A. B. de N. T. NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.151-Avaliação-do-ruído-em-áreas-habitadas.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ABNT NBR-15270-1. Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais. Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água ―. Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 16, 2017.
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE (ANSI). Acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools. In: PART 1: PERMANENT SCHOOLS. New York: Acoustical Society of America, 2010.
BARBOSA, M. C. R. et al. Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [s. l.], v. 9, p. 80–95, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2456.
BITAR, M. L. et al. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 315–324, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100315&lng=pt&tlng=pt.
CAMPOS, N. B. de; DELGADO-PINHEIRO, E. M. C. Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular. Revista CEFAC, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 83–91, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100083&lng=pt&tlng=pt.
CONNOLLY, D. et al. The effects of classroom noise on the reading comprehension of adolescents. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 145, n. 1, p. 372–381, 2019. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/145/1/372/638660/The-effects-of-classroom-noise-on-the-reading.
COSTA, E.; WESTPHAL, F. SOLUÇÕES DE ATENUAÇÃO SONORA PARA VENTILAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE JANELAS: REVISÃO DE LITERATURA. In: , 2020. Xviii Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/766.
DE CASTRO, A. C. L. et al. Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG. Research, Society and Development, [s. l.], v. 8, n. 3, p. e1683716, 2019. Disponível em: https://medium.com/@arifwicaksanaa/pengertian-use-case-a7e576e1b6bf.
GALLO, S. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722.
GARNIER, M.; HENRICH, N. Speaking in noise: How does the Lombard effect improve acoustic contrasts between speech and ambient noise?. Computer Speech & Language, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 580–597, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885230813000557.
GERHARDT DA ROSA, A. G. Implicações do excesso de ruídos no ambiente escolar : por uma política pública voltada a essa problemática. 2020. - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires (Argentina), 2020. Disponível em: http://170.210.60.93/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=73252&query_desc=au%2Cwrdl%3A gerhardt. Acesso em: 9 mar. 2020.
GUIDINI, R. F. et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 398–404, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400006&lng=pt&tlng=pt.
HAAG, T. de S. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 121 p. f. - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38571/1/2020_TiagodeSáHaag.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-2 - Acoustics - Measurement of room acoustic parameters - Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008. Disponível em: https://www.iso.org/standard/36201.html. Acesso em: 20 fev. 2025.
KLATTE, M.; BERGSTRÖM, K.; LACHMANN, T. Does noise affect learning? A short review on noise effects on cognitive performance in children. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 4, 2013. Disponível em: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00578/abstract.
KORPERSHOEK, H. et al. A Meta-Analysis of the Effects of Classroom Management Strategies and Classroom Management Programs on Students’ Academic, Behavioral, Emotional, and Motivational Outcomes. Review of Educational Research, [s. l.], v. 86, n. 3, p. 643–680, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626799.
KRAFT, M. A.; BLAZAR, D.; HOGAN, D. The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 547–588, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654318759268.
LOPES, M. M. M.; FUSINATO, P. A. O excesso de ruido no ambiente escolar. Mandaguari PR: [s. n.], 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
MARTINS, R. H. G. et al. Voice Disorders in Teachers. A Review. Journal of Voice, [s. l.], v. 28, n. 6, p. 716–724, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0892199714000435.
MASSONNIÉ, J. et al. Is Classroom Noise Always Bad for Children? The Contribution of Age and Selective Attention to Creative Performance in Noise. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 10, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2019.00381/full.
MEALINGS, K. Classroom acoustic conditions: Understanding what is suitable through a review of national and international standards, recommendations, and live classroom measurements. In: , 2016. 2nd Australasian Acoustical Societies Conference, ACOUSTICS 2016. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1047–1056. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310651345_Classroom_acoustic_conditions_Understanding_what_is_suitable_through_a_review_of_national_and_international_standards_recommendations_and_live_classroom_measurements.
MEHTA, R.; ZHU, R. (Juliet); CHEEMA, A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 784–799, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-lookup/doi/10.1086/665048.
NASCIMENTO, L. S.; LEMOS, S. M. A. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Revista CEFAC, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 390–402, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300003&lng=pt&tlng=pt.
PIMENTEL, B. N. et al. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. Audiology - Communication Research, [s. l.], v. 21, n. 23, p. 233–238, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100332.
PRODI, N.; VISENTIN, C. Listening efficiency during lessons under various types of noise. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 138, n. 4, p. 2438–2448, 2015. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/138/4/2438/900226/Listening-efficiency-during-lessons-under-various.
RIBEIRO, M. E. R. et al. A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 27–45, 2010. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/166.
SÁ, F. de O. Políticas públicas integradas de saúde e ambiente: o processo em construção da política nacional de saúde ambiental. 2018. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-07112018-165230/.
SANTOS, J. F. dos; SOUZA, A. P. R. de; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. CoDAS, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 274–281, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300014&lng=pt&tlng=pt.
SETLIK, E. C. F. et al. Desempenho acústico em placas cimentícias com a aplicação materiais isolantes não convencionais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [s. l.], v. 16, n. 6, p. 4617–4627, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1000.
VANDENBROUCKE, L. et al. The Classroom as a Developmental Context for Cognitive Development: A Meta-Analysis on the Importance of Teacher–Student Interactions for Children’s Executive Functions. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 1, p. 125–164, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654317743200.
ABNT. NBR 10151- Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], 2019. Disponível em: www.abnt.org.br.
ABNT, A. B. de N. T. NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.151-Avaliação-do-ruído-em-áreas-habitadas.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ABNT NBR-15270-1. Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais. Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água ―. Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 16, 2017.
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE (ANSI). Acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools. In: PART 1: PERMANENT SCHOOLS. New York: Acoustical Society of America, 2010.
BARBOSA, M. C. R. et al. Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [s. l.], v. 9, p. 80–95, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2456.
BITAR, M. L. et al. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 315–324, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100315&lng=pt&tlng=pt.
CAMPOS, N. B. de; DELGADO-PINHEIRO, E. M. C. Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular. Revista CEFAC, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 83–91, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100083&lng=pt&tlng=pt.
CONNOLLY, D. et al. The effects of classroom noise on the reading comprehension of adolescents. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 145, n. 1, p. 372–381, 2019. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/145/1/372/638660/The-effects-of-classroom-noise-on-the-reading.
COSTA, E.; WESTPHAL, F. SOLUÇÕES DE ATENUAÇÃO SONORA PARA VENTILAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE JANELAS: REVISÃO DE LITERATURA. In: , 2020. Xviii Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/766.
DE CASTRO, A. C. L. et al. Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG. Research, Society and Development, [s. l.], v. 8, n. 3, p. e1683716, 2019. Disponível em: https://medium.com/@arifwicaksanaa/pengertian-use-case-a7e576e1b6bf.
GALLO, S. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722.
GARNIER, M.; HENRICH, N. Speaking in noise: How does the Lombard effect improve acoustic contrasts between speech and ambient noise?. Computer Speech & Language, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 580–597, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885230813000557.
GERHARDT DA ROSA, A. G. Implicações do excesso de ruídos no ambiente escolar : por uma política pública voltada a essa problemática. 2020. - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires (Argentina), 2020. Disponível em: http://170.210.60.93/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=73252&query_desc=au%2Cwrdl%3A gerhardt. Acesso em: 9 mar. 2020.
GUIDINI, R. F. et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 398–404, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400006&lng=pt&tlng=pt.
HAAG, T. de S. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 121 p. f. - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38571/1/2020_TiagodeSáHaag.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-2 - Acoustics - Measurement of room acoustic parameters - Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008. Disponível em: https://www.iso.org/standard/36201.html. Acesso em: 20 fev. 2025.
KLATTE, M.; BERGSTRÖM, K.; LACHMANN, T. Does noise affect learning? A short review on noise effects on cognitive performance in children. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 4, 2013. Disponível em: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00578/abstract.
KORPERSHOEK, H. et al. A Meta-Analysis of the Effects of Classroom Management Strategies and Classroom Management Programs on Students’ Academic, Behavioral, Emotional, and Motivational Outcomes. Review of Educational Research, [s. l.], v. 86, n. 3, p. 643–680, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626799.
KRAFT, M. A.; BLAZAR, D.; HOGAN, D. The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 547–588, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654318759268.
LOPES, M. M. M.; FUSINATO, P. A. O excesso de ruido no ambiente escolar. Mandaguari PR: [s. n.], 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
MARTINS, R. H. G. et al. Voice Disorders in Teachers. A Review. Journal of Voice, [s. l.], v. 28, n. 6, p. 716–724, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0892199714000435.
MASSONNIÉ, J. et al. Is Classroom Noise Always Bad for Children? The Contribution of Age and Selective Attention to Creative Performance in Noise. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 10, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2019.00381/full.
MEALINGS, K. Classroom acoustic conditions: Understanding what is suitable through a review of national and international standards, recommendations, and live classroom measurements. In: , 2016. 2nd Australasian Acoustical Societies Conference, ACOUSTICS 2016. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1047–1056. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310651345_Classroom_acoustic_conditions_Understanding_what_is_suitable_through_a_review_of_national_and_international_standards_recommendations_and_live_classroom_measurements.
MEHTA, R.; ZHU, R. (Juliet); CHEEMA, A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 784–799, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-lookup/doi/10.1086/665048.
NASCIMENTO, L. S.; LEMOS, S. M. A. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Revista CEFAC, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 390–402, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300003&lng=pt&tlng=pt.
PIMENTEL, B. N. et al. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. Audiology - Communication Research, [s. l.], v. 21, n. 23, p. 233–238, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100332.
PRODI, N.; VISENTIN, C. Listening efficiency during lessons under various types of noise. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 138, n. 4, p. 2438–2448, 2015. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/138/4/2438/900226/Listening-efficiency-during-lessons-under-various.
RIBEIRO, M. E. R. et al. A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 27–45, 2010. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/166.
SÁ, F. de O. Políticas públicas integradas de saúde e ambiente: o processo em construção da política nacional de saúde ambiental. 2018. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-07112018-165230/.
SANTOS, J. F. dos; SOUZA, A. P. R. de; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. CoDAS, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 274–281, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300014&lng=pt&tlng=pt.
SETLIK, E. C. F. et al. Desempenho acústico em placas cimentícias com a aplicação materiais isolantes não convencionais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [s. l.], v. 16, n. 6, p. 4617–4627, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1000.
VANDENBROUCKE, L. et al. The Classroom as a Developmental Context for Cognitive Development: A Meta-Analysis on the Importance of Teacher–Student Interactions for Children’s Executive Functions. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 1, p. 125–164, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654317743200.
Published
2025-06-12
How to Cite
Gerhardt da Rosa, A. G., Gabriel, Neumann, L. B., & Reis, M. A. F. (2025). Excessive noise in the school environment: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 159-179. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1289
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.