O MÉTODO ABACADA E A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Método de Alfabetização. Inclusão. Escola regular.
Resumo
O processo de alfabetização é essencial para alunos com deficiência intelectual, uma vez que ao iniciarem contato em sala de aula com a leitura e a escrita, conseguem reconhecer palavras e frases, estabelecendo conexões com objetos do cotidiano, especialmente se tiverem acesso a um método de ensino-aprendizagem assertivo desde os primeiros anos escolares. Nesse sentido, objetiva-se neste artigo apresentar sugestões de atividades, utilizando o método ABACADA, que contribuem para a alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Para tanto, esse estudo fora desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com obras, de maneira a trazer um embasamento teórico sobre o assunto. O método ABACADA, cuja base se estabelece no Método Fônico e no Método Sodré, é um caminho importante para que o estudante com deficiência intelectual possa associar sílaba à imagem, e posteriormente, uma sílaba a outra, simplificando número de combinações silábicas na junção de vogal e consoantes. O método ABACADA é flexível e o professor pode trabalhar com vários tipos de atividades envolvendo a proposta do método para que o estudante com deficiência intelectual desenvolva habilidades e competência em ler e escrever. O ABACADA prioriza o que é significativo para o aluno e sempre que possível, faz uso do material concreto, além de possibilitar olhar para as particularidades/singularidades de cada estudante, auxiliando o que tem deficiência intelectual a desenvolver suas potencialidades.Referências
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Publicado
2024-12-24
Como Citar
José de Souza, S., & Richartz, T. (2024). O MÉTODO ABACADA E A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1219
Seção
Artigos
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