CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NO CONTEXTO DIGITAL DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Lucas Souza Santos FEEVALE
  • Marcelo Barbosa Magalhães
  • Aline Silva de Bona
  • Pâmela Cristina Alexandre Pschichholz
  • Viviane Cristina de Mattos Battistello
Palavras-chave: Prática Inclusiva, Cultura digital, Recursos midiáticos

Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data instituída, tem como justificativa a divulgação de informações à população, a fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com autismo, também denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nessa perspectiva, com o intuito de criar uma sociedade mais inclusiva, a secretaria municipal de educação de uma cidade da serra gaúcha, propôs tal temática transversal durante o período pandêmico da COVID-19. Isso posto, o presente artigo tem por objetivo geral apresentar o relato de experiência, no qual foram elaboradas atividades remotas para os alunos de turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental de uma escola municipal. Desse modo, durante o mês de abril de 2021, os estudantes participaram de rodas de conversas e dinâmicas, usando recursos tecnológicos, para saberem mais sobre as características e curiosidades sobre o autismo, além de possibilidades de práticas corporais inclusivas nas aulas de educação física. Tal projeto teve como produto final atividades midiáticas, com palavras sobre os conceitos apresentados, resultando em nuvens de palavras personalizadas em formato de números representando suas respectivas turmas, usando o site wordclouds.com. Constatou-se que as palavras que tiveram maior frequência de repetição entre os anos finais foram: diferença, respeito (em três vezes turmas/anos diferentes), esperança, exercício físico, igualdade e incluir. Contudo, conclui-se que é necessário oportunizar mais espaços de reflexão sobre inclusão, a fim de diminuir a discriminação e preconceitos.

Biografia do Autor

Marcelo Barbosa Magalhães
Mestrando em Informática na Educação - IFRS - Câmpus POA, Analista e Desenvolvedor de Sistemas - UNIASSELVI. Professor de Informática - Instituto Estadual Riachuelo / Capão da Canoa/RS. E-mail: magmarcelo@gmail.com. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/0792669960093657.
Aline Silva de Bona
Pós Doutora em Psicologia e Desenvolvimento - USP, Doutora em Informática na Educação - UFRGS. Professora de Matemática IFRS / Câmpus Osório, E-mail: aline.bona@osorio.ifrs.edu.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/0264896077247150.
Pâmela Cristina Alexandre Pschichholz
Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social - FEEVALE. Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga. E-mail: pamelapschichholz@gmail.com. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/9306664001619469.
Viviane Cristina de Mattos Battistello
Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social- FEEVALE. Mestra em Letras- FEEVALE. Psicopedagoga e Pesquisadora voluntária na FEEVALE. E-mail: vivimattos@feevale.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7092425630076810.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Souza Santos, L., Barbosa Magalhães, M., Silva de Bona, A., Alexandre Pschichholz, P. C., & de Mattos Battistello, V. C. (2024). CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NO CONTEXTO DIGITAL DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1169