DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM AUTOEFICÁCIA E BEM ESTAR SUBJETIVO

  • Cláudia Marques Cunha Silva Univás
Palavras-chave: autoeficácia, desempenho acadêmico, bem estar subjetivo, estudantes universitários, teoria social cognitiva.

Resumo

A literatura científica tem apontado a importância na formação dos estudantes universitários, tendo em vista o desenvolvimento de várias habilidades e ações, entre elas a crença na autoeficácia e a consequente melhora no processo de ensino e aprendizagem. A autoeficácia acadêmica é compreendida como a crença do estudante sobre sua capacidade de organizar e de executar cursos de ações necessários para certas realizações de natureza intelectual e associadas à aprendizagem. Neste estudo, foi dada ênfase em analisar a autoeficácia de estudantes, tendo como objetivos verificar correlação entre autoeficácia e bem estar subjetivo, assim como a sua correlação com o desempenho acadêmico, e verificar a relação da autoeficácia com o uso de metodologias de ensino impostas pelo formato remoto. Por meio desta pesquisa buscou-se identificar estratégias com vistas a despertar no aluno a crença nas suas potencialidades, talentos, habilidades e capacidade de adquirir novos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento da autoeficácia por meio da sensibilização da importância de planejamento e organização da vida acadêmica.

Referências

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, A. S. J. (Orgs.), Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p.15-40.

AZZI, R. G.; POLYDORO, S. (Org.). Autoeficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea, 2006.

BANDURA, A. Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, [S. l.], v. 2, n. 84, p. 191-215, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-295X.84.2.191. Acesso em: 25 abr. 2021.

BANDURA, A. The explanatory and predictive scope of self-efficacy theory. Journal of Social and Clinical Psychology, [S. l.], v. 4, p. 359-373, 1986.

BANDURA, A. Social cognitive theory Greenwich, CT: JAI Press, [S. l.], p. 1-85, 1989. Disponível em: http://www.des.emory.edu/mfp/Bandura1989 ACD.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

BANDURA, A. Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 117-148, 1993. Disponível em: https://www.uky.edu/~eushe2/Bandura/ Bandura1993 EP.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BANDURA, A. Social Cognitive Theory: an agentic perspective. Annual Reviews Psychologist, [S. l.], v. 52, n. 1, p. 2-18, 2001.

BANDURA, A., AZZI, R. G., POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

COSTAL, L. S. M. da; PEREIRALL, C. A. A. Bem-estar subjetivo: aspectos conceituais. Arquivos Brasileiros de Psicologia, [S. l.], v. 59, n. 1, 2007.

DIENER, E. Subjective Well-Being. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 95, n. 3, p. 542-575, 1984.

GALINHA; I. C.; RIBEIRO, J. P. História e evolução do conceito de bem-estar subjetivo. Psicologia da saúde e doenças, [S. l.], v. 6, n. 2, 2005.

GIACOMONI, C. H. Bem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vida. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 12, jun. 2004.

GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; POLYDORO, S. A. J. Auto-eficácia em la formación superior. Psicol. Cienc. Prof., [S. l.], v. 31, n. 1, 2011.

IAOCHITE, R. T. Autoeficácia no campo educacional: revisão das publicações em periódicos brasileiros. Psicologia escolar e educacional, São Paulo: v. 20, n. 1, jan./abr. 2016.

MARTINELLI, S. de C.; SASSI, G. Relação entre autoeficácia e motivação acadêmica. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 30, n. 4, 2010.
MARTINEZ, I.; SALANOVA, M. Autoeficacia en el trabajo: el poder de creer que tú puedes. Estudios Financieros, [S. l.], v. 279, p. 175-202, 2006.

PADILHA, A. M. L.; OLIVEIRA, I. M. Conhecimento, trabalho docente e escola inclusive. Journal of Research in Special Educational Needs, [S. l.],
v. 16, 2016.

PACICO, J. C.; FERRAZ, S. B.; HUTZ, C. S. Autoeficácia – yes we can!. In: HUTZ, C. S. et al. Psicodiagnóstico. São Paulo: Artmed, 2016, p. 109-116.

PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R.G.; POLYDORO, S. (Org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-114.

PEREIRA, D. C. Nova educação na nova ciência para a nova sociedade: fundamentos de uma pedagogia científica contemporânea. Portugal: Universidade do Porto, 2007. v. 1.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G.; VIEIRA, D. Orientações de construção e aplicações de escalas na avaliação de crenças de autoeficácia. In: SANTOS, A. A. A. et al. (orgs). Perspectivas em Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 189-210.

SANTOS, A. A. A., ZANON, C.; ILHA, V. D. Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 36, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077.

TRÓCOLI, B. T.; ALBUQUERQUE, A. S. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 20, n. 2, ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/85JVntJ3f8WJMYnPVgZDMVz/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2023.

VALADAS, S. T. Sucesso acadêmico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faro: Universidade Do Algarve, 2007.Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/550/1/Valadas%2CS.%282007%29.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.

VIEIRA, D.; COIMBRA, J. L. A. Auto-eficácia na transição para o trabalho. In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (orgs). Auto-eficácia em diversos contextos. Campinas: Editora Alínea, 2006. p. 25-58.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Marques Cunha Silva, C. (2024). DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM AUTOEFICÁCIA E BEM ESTAR SUBJETIVO . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1159