A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Narrativas de Professores; Memórias; Formação docente
Resumo
Este artigo aborda a importância das narrativas de professores no processo de formação delas/deles mesmas/os; bem como para o de formação coletiva e, principalmente, para a pesquisa acadêmica no Brasil. O texto discorre sobre o ato de narrar como atividade humana essencial, uma vez que as narrativas são frutos de sujeitos individuais que narram as suas memórias, reconhecendo, nesse narrar, algo sublime e transcendente, humanamente falando. (FREIRE,1992; BRUNER,2001; MACHADO, 2016; LEAL, 2007). Apresenta o gênero descritivo para o resgate e materialização das memórias (CATANI, 2000; LARROSA, 2002). Descreve o narrar como necessidade humana (ROSA, 2001), o narrar como busca pelo autoconhecimento (RICOEUR,1994; SIBILIA, 2008; PASSEGGI, 2016), o narrar como aprimoramento da prática docente (PRADO e SOLIGO, 2005; FERNANDES, 2014). Apresenta um aporte metodológico acerca das contribuições da pesquisa narrativa para o aperfeiçoamento do adulto em formação (REIS, 2008; PAIVA 2008). Por fim, o artigo expõe uma análise de um texto em que uma professora narra sua trajetória escolar até chegar à docência. O propósito dessa análise é exemplificar o valor das narrativas para a formação docente, em quaisquer aspectos que se queira abordar. (BAKHTIN, 1992; AROUCHA e SANTOS, 2019).Referências
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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Dias Gonçalves Paula, C., de Figueiredo Viana Leal, L., & Evangelista, F. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1152
Seção
Artigos
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