THE THE FANTASTIC CHOCOLATE SHOP OF FLÁVIO BOLSONARO IN SENSE EFFECTS PRODUCED BY MEMES

  • Dalexon Sérgio da Silva Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Claudemir dos Santos Silva Universidade Católica de Pernambuco

Abstract

his paper makes a discursive analysis of two memes available on the political humor website. They present elements referring to Senator Flávio Bolsonaro, appointed by the Rio de Janeiro Public Prosecutor as allegedly involved in the “cracking” scheme, in his office at the Rio de Janeiro State Legislative Assembly, between 2007 and 2018, when he was still state deputy for Rio de Janeiro. On December 18, 2019, MP-RJ conducted a search and seizure operation at the addresses of 24 former Flavio advisors. Such action led the senator to speak in a video on his social networks, defending himself as honest when managing his chocolate shop. From this, several memes were circulated mediatically. From the above, based on the French Discourse Analysis (AD), the studies of Pêcheux in France, Orlandi and other scholars in Brazil, this article promotes an interpretative gesture of these two memes, which are shown to promote effects of the sense of social denunciation when they work in reference to the probable crimes committed by senator Flávio Bolsonaro. Thus, the discursive memory presents itself in dialogue with the novel Chocolate com Pimenta, written by the author Walcyr Carrasco, shifting it to Chocolate com Laranja.

References

REFERÊNCIAS
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado (AIE). Rio de Janeiro, Edições Graal, p. 92 a 99, 1985.
CAZARIN, E. A. Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. B. (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, p. 137 a 144, 2001.
FERREIRA, E. S. O discurso de Médici e seus jogos: questões sobre o silenciamento e a representação do outro. Mestrado em Linguística (Dissertação). Recife: UFPE, 2015.
MALISKA, M. E. A voz: um corpo que não engana. In: FLORES, G. G. B.; GALLO, S. M. L.; LAGAZZI, S. (orgs). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 50 a 70, 2017.
ORLANDI, E. P. Identidade linguística escolar. In: Lingua(gem) e identidade. SIGNORINI, Inês (org.) Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
____. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
____. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2007.
____. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, p. 12 a 245, 2011.
____. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, p. 07 a 90, 2013.
PÊCHEUX, M. Rôle de La mémoire. In: MALDIDIER, D. (Org.). Histoire et Linguistique. Paris: Editions de La Maison des Sciences de l´Homme, 1984.
____. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993
____. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 2ª ed. São Paulo: Pontes, 1997.
____. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-57.
____. O mecanismo do (des) conhecimento ideológico. In: ZIZEK, S. (org.). Um mapa da ideologia. Tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Contraponto, p. 148-150, [1996] 2010.
____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2014.
SOARES, A. S. F. Sem corpo, sem língua, num entrelugar: sobre os sujeitos transexuais na mídia. In: FLORES, G. G. B. et al (orgs.). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 35, 2017.
SITES CONSULTADOS:
COSTA, A.; ARAÚJO, P. "Novos escritos" da era digital: o meme como gênero textual e seu letramento. X Seminário nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literatura. UFCG, 2017. Disponível em: http://2017.selimel.com.br/wp-content/uploads/2018/02/FileDownload.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

DAWKINS, R. O gene egoísta. Universidade de Harvard, Julho, 1976. Disponível em: https://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2014/05/Richard_Dawkins_O_Gene_Egoista.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

EXAME. Entenda as novidades sobre o caso da “rachadinha” de Flávio. Exame, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-as-novas-pistas-da-investigacao-sobre-rachadinha-de-flavio/Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

FERREIRA, H. M. et al Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36936/28110. Acesso em 23 de dez. de 2019.

FOLHA DE SÃO PAULO. Contas de miliciano foram usadas em rachadinha de Flávio, diz promotoria. Folha de São Paulo, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/contas-de-miliciano-foram-usadas-em-rachadinha-de-flavio-diz-promotoria.shtml Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

GUERREIRO, A.; SOARES, N. M. M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318667365. Acesso em 23 de dez. de 2019.

HUMOR POLÍTICO. Meme filhos do Bolsonaro. Humor político, 22 de dezembro de 2019. Disponível em https://www.humorpolitico.com.br/tag/meme-filhos-do-bolsonaro/. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

MARTINO, L. M. S.; GROHMANN, R. A longa duração dos memes no ambiente digital: um estudo a partir de quatro geradores de imagens online. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.191.09. Acesso em 23 de dez. de 2019.

MASSARUTO, F. A. Et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil, Nº 83, Junho 2017. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf. Acesso em 23 de dez. de 2019.

MELLO, B. Alvo do MP, loja de chocolates de Flávio Bolsonaro foi inaugurada com a presença de Queiroz. Época, 18 de dezembro de 2019, s.p. Disponível em: https://epoca.globo.com/brasil/alvo-do-mp-loja-de-chocolates-de-flavio-bolsonaro-foi-inaugurada-com-presenca-de-queiroz-24145906 Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

MEMÓRIA GLOBO. Chocolate com pimenta. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/chocolate-com-pimenta/. Acesso em: 25 de dezembro de 2019.

PASSOS, M. V. F. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.

YOUTUBE. Resposta de Flávio Bolsonaro às acusações de lavagem com chocolate e imóveis feitas pelo MP. Youtube, 19 de dezembro de 2019, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hajZmr6vstE Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
Published
2020-11-12
How to Cite
da Silva, D. S., & Silva, C. dos S. (2020). THE THE FANTASTIC CHOCOLATE SHOP OF FLÁVIO BOLSONARO IN SENSE EFFECTS PRODUCED BY MEMES. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 151-168. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.773