GÍRIA SOCIOEDUCATIVA: RECURSO LINGUÍSTICO UTILIZADO PELOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA DE INTERNAÇÃO SOCIOEDUCATIVA.

  • Fernando Miranda Arraz PUC MG
Palavras-chave: gíria; léxico; adolescentes; privados de liberdade.

Resumo

Este artigo apresenta uma das variedades presentes no léxico português, que é a gíria, falada em especial por adolescentes e/ou jovens que se encontram privados de sua liberdade. As gírias são consideras herméticas, logo difíceis de serem compreendidas por aqueles que não estão inseridos no grupo, sendo realmente uma forma de proteção e identificação dos membros. O interesse por este tema vai além de tornar conhecida a linguagem dos privados de liberdade, mas sim em tratar a gíria como fonte criativa e significativa por parte de seus usuários. O estudo busca a partir do início de uma análise realizada com um corpus léxico (palavras e expressões utilizadas por indivíduos na condição de acautelados), mostrar de que forma, esses adolescentes criam gírias, sem conhecimento dos recursos linguísticos. Espera-se que esta pesquisa facilite a prática de diversos profissionais que convivem com esses adolescentes, buscando uma melhor compreensão da temática e permitindo nortear pesquisas futuras, contribuindo como uma ferramenta versátil para o desenvolvimento do processo de comunicação verbal. Palavras-chave: gíria; léxico; adolescentes; privados de liberdade.

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Publicado
2020-12-07
Como Citar
Miranda Arraz, F. (2020). GÍRIA SOCIOEDUCATIVA: RECURSO LINGUÍSTICO UTILIZADO PELOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA DE INTERNAÇÃO SOCIOEDUCATIVA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 29-40. Recuperado de http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/737