IMPRESSÕES DO SUJEITO-ALUNO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar pela Análise de Discurso

Palavras-chave: Análise de Discurso, discurso pedagógico, metodologia de ensino, língua portuguesa.

Resumo

Este trabalho investiga as projeções imaginárias do sujeito-aluno acerca dos modos como ele é significado na(s) metodologia(s) de ensino de Língua Portuguesa, e como isso tem impactado na construção de seu conhecimento. Para isso, o artigo divide-se em duas partes: inicialmente, discute-se algumas noções norteadoras da Análise de Discurso de matriz francesa, em especial a noção do Discurso Pedagógico proposta por Eni Orlandi (2009); num segundo momento, são analisadas as  respostas a duas questões que foram aplicadas a uma turma de 36 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Itajubá-MG. Os estudos indicam que o sistema escolar tem reproduzido sentidos historicamente sedimentados, privilegiando a norma culta, as estruturas fechadas e a organização sistemática da disciplina, silenciando, assim, as culturas das classes marginalizadas, as variantes linguísticas, a língua materna dos sujeitos envolvidos etc.  

Referências

ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. Campinas: Cortez Editora, 2000.

ORLANDI, Eni. Língua e conhecimento linguístico: para uma História das Idéias no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2009.

PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. Campinas: [s.n.], 1999.

PAYER, M.O., CELADA, M. T. Sobre sujeitos, língua(s), ensino. Notas para uma agenda. In: PAYER, M.O., CELADA, M. T. (Org.). Subjetivação e Processos de Identificação. Campinas: Pontes, 2016.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2014 [1975].

Publicado
2020-06-03
Como Citar
Goulart, L. R. de N. (2020). IMPRESSÕES DO SUJEITO-ALUNO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar pela Análise de Discurso. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (10), 88-102. https://doi.org/10.35501/dissol.vi10.565