O DISCURSO PRESCRITO E O DISCURSO REALIZADO: SIMAVE
Abstract
O projeto de pesquisa em fase inicial tem como objetivo geral investigar o paradoxo das Escolas Públicas. Com a proposta de conhecer, compreender e implantar uma política pública de educação eficaz que atenda as escolas públicas do Estado de Minas Gerais em relação à qualidade na Educação Básica, a SEE-MG cria um sistema integrado de avaliação pública: O Sistema Mineiro de Avaliação Pública (SIMAVE). A prática discursiva utilizada pelo Governo de Minas, através dos resultados do SIMAVE, promove a Educação Pública do Estado mineiro, como a de melhor qualidade do país. Em contrapartida, esses mesmos resultados, pela ótica do discurso praticado pelos profissionais da educação não são garantidores de qualidade de ensino. Através de aportes teóricos de análises de discurso, o projeto pretende responder ao seguinte questionamento: O discurso político praticado pelo poder público em relação à qualidade da educação nas escolas públicas interfere na prática pedagógica do professor de educação básica e pode comprometer a eficiência e qualidade do ensino? Estabelecer as formações discursivas que fundamentam o SIMAVE em relação à qualidade de ensino será relevante para a comunidade acadêmica, que através dos apontamentos de tais formações, poderá realizar estudos pontuais que estabeleçam o empoderamento do discurso político na educação pública.References
BENVENUTTI, D. B. Avaliação, sua história e seus paradigmas educativos.
Pedagogia: a revista do curso, Brasileira de Contabilidade. São Miguel do
Oeste/SC, ano 1, n. 1, p. 47-51, jan. 2002.
CERQUEIRA, B. Querem calar os educadores mineiros, [20--?]. Disponível
em: http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=7&LISTA=detalhe&ID=6800. Acesso em: 20 maio 2015.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: compreensão e prática, 2000. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/textos/avaliacao_da_aprendizagem_compreensao_e_pratica.doc. Acesso em 16 abr. 2015.
MINAS GERAIS. Decreto nº 44.873, de 14 de agosto de 2008. Regulamenta a Lei nº 17.600, de 1º de julho de 2008, que disciplina o Acordo de Resultados e o Prêmio por Produtividade no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências, 2008. Disponível em: http://www.uemg.br/downloads/Decreto%2044873.pdf. Acesso em: 26 mar. 2015.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.