EM MATÉRIA DE ENSINO DE LÍNGUA, O MÉTODO PODE FALTAR
Abstract
Neste ensaio, trazemos as perguntas “O que é ser professor?” e “como ensinar?” para refletir sobre o ensino de língua estrangeira. Tais perguntas direcionam nosso trabalho embora não compareçam para que sejam respondidas. Assim, trazemos para a discussão o conceito freudiano de transferência e sua implicação na relação professor/aluno. Procuramos mostrar que qualquer tentativa de resposta a estas perguntas não será mais do que a proposição de um novo método, portanto, desde sempre fadada ao fracasso, uma vez não haja resposta universalizante que dê conta de um encontro que é da ordem do singular.References
CIFALI, M. Ofício "impossível"? Uma piada inesgotável. Educ. rev.[online]. 2009, vol.25, n.1, pp. 149-164. ISSN 0102-4698. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982009000100008&script=sci_arttext. Acesso em: 04 out. 2014.
FREUD, S. [1914]. Sobre la psicología del colegial. In. Obras Completas v. XIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
______. [1927]. Prólogo a August Aichhorn, Verwarhrloste Jugend. In. Obras Completas v. XIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
______. [1937]. Análisis terminable e interminable. In. Obras Completas v. XXIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
LACAN, J. [1971] Estou falando com as paredes – conversas na Capela de Sainte-Anne. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
______. [1972-73] O Seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
MILLOT, C. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
MILNER, J.-C. [1978] O amor da língua. Trad. bras. Paulo Sérgio de Souza Jr. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
MOTTA, V. R. A. Língua, Sujeito e Sentido – experiências discursivas no processo de ensino-aprendizagem de inglês em cursos de letras. 2010. 106p. Universidade do Vale do Sapucaí, Minas Gerais, Pouso Alegre, 2010.
TURRA, B. M. O discurso acadêmico e a formação do professor de língua estrangeira: questões sobre o ensino, o sujeito e o impossível. 2011. 134 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
VOLTOLINI, R. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: LEITE, N.V.A.; AIRES, S.; VERAS, V. (Orgs.) Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007. P. 197-212.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.