EM MATÉRIA DE ENSINO DE LÍNGUA, O MÉTODO PODE FALTAR

  • Bruno Molina Turra Universidade Estadual de Campinas
  • Valéria Regina Ayres Motta Universidade do Vale do Sapucaí

Abstract

Neste ensaio, trazemos as perguntas “O que é ser professor?” e “como ensinar?” para refletir sobre o ensino de língua estrangeira. Tais perguntas direcionam nosso trabalho embora não compareçam para que sejam respondidas. Assim, trazemos para a discussão o conceito freudiano de transferência e sua implicação na relação professor/aluno. Procuramos mostrar que qualquer tentativa de resposta a estas perguntas não será mais do que a proposição de um novo método, portanto, desde sempre fadada ao fracasso, uma vez não haja resposta universalizante que dê conta de um encontro que é da ordem do singular.

Author Biographies

Bruno Molina Turra, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.
Valéria Regina Ayres Motta, Universidade do Vale do Sapucaí
Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí.

References

CIFALI, M. Ofício "impossível"? Uma piada inesgotável. Educ. rev.[online]. 2009, vol.25, n.1, pp. 149-164. ISSN 0102-4698. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982009000100008&script=sci_arttext. Acesso em: 04 out. 2014.

FREUD, S. [1914]. Sobre la psicología del colegial. In. Obras Completas v. XIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.

______. [1927]. Prólogo a August Aichhorn, Verwarhrloste Jugend. In. Obras Completas v. XIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.

______. [1937]. Análisis terminable e interminable. In. Obras Completas v. XXIII, Buenos Aires: Amorrortu, 2006.

LACAN, J. [1971] Estou falando com as paredes – conversas na Capela de Sainte-Anne. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.

______. [1972-73] O Seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

MILLOT, C. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

MILNER, J.-C. [1978] O amor da língua. Trad. bras. Paulo Sérgio de Souza Jr. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

MOTTA, V. R. A. Língua, Sujeito e Sentido – experiências discursivas no processo de ensino-aprendizagem de inglês em cursos de letras. 2010. 106p. Universidade do Vale do Sapucaí, Minas Gerais, Pouso Alegre, 2010.

TURRA, B. M. O discurso acadêmico e a formação do professor de língua estrangeira: questões sobre o ensino, o sujeito e o impossível. 2011. 134 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

VOLTOLINI, R. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: LEITE, N.V.A.; AIRES, S.; VERAS, V. (Orgs.) Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007. P. 197-212.

Published
2014-10-24
How to Cite
Turra, B. M., & Motta, V. R. A. (2014). EM MATÉRIA DE ENSINO DE LÍNGUA, O MÉTODO PODE FALTAR. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.5