UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO

  • Rodrigo Mazer Etto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Abstract

Resumo:O objetivo desse trabalho é identificar e verificar os sentidos de alguns termos e expressões presentes na linguagem de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo, e constatar a possível dicionarização desses itens lexicais no dicionário Houaiss(HOUAISS; VILLAR, 2011). Do total desses itens, constatou-se que 40 se encontram no referido dicionário com o mesmo sentido atribuído pelos entrevistados, o que pode indicar que estes já migraram da condição delinguagem restrita a um grupo social específico para a linguagem comum; 64 itens se encontram dicionarizados, embora com um sentido diferente do atribuído pelos informantes, o que aponta o caráter polissêmico dessa linguagem; e 156 termos e expressões não se encontram dicionarizadas em Houaiss (2011), o que permite inferir o aspecto restrito e fechado que caracteriza esse código linguístico.Palavras-chave: Sociolinguística; Método qualitativo; Variação linguística, Adolescentes privados de liberdade. A SOCIOLINGUISTIC STUDY OF THE LANGUAGE OF ADOLESCENTS OF A SOCIO-EDUCATIONAL CENTERAbstract:The objective of this work is to identify and verify the meanings of some terms and expressions present in the language of adolescents who comply with socioeducative measures of deprivation of liberty in Socio-educational Center, and to verify the possible dictionalization of these lexical items in the Houaiss dictionary (HOUAISS; VILLAR, 2011). Of the total of these items, 40 were found in the dictionary with the same meaning as the interviewees, which may indicate that they have already migrated from the restricted language condition to a social group specific to the common language; 64 items are dictionary-based, although with a sense different from that attributed by the informants, which points out the polysemic character of this language; and 156 terms and expressions are not worded in Houaiss (2011), which allows to infer the restricted and closed aspect that characterizes this language code.Keywords: Sociolinguistic; Qualitative method; Linguistic variation, Adolescents deprived of their liberty.

Author Biographies

Rodrigo Mazer Etto, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Possui Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa; Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas. É Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. 
Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
Possui graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (1999), mestrado (2006) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Espanhola e Inglesa. Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística e Dialetologia, investigando as atitudes linguísticas e descrevendo as línguas em contato na fronteira do Brasil com o Paraguai.

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Published
2019-07-09
How to Cite
Etto, R. M., & Carlos, V. G. (2019). UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (9), 83-110. https://doi.org/10.35501/dissol.v0i9.454