O PAPEL DA MEMÓRIA NA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Abstract
O objetivo deste trabalho é compreender o papel da memória na resolução de uma avaliação escrita de língua inglesa para estudantes do Ensino Médio em Pouso Alegre – MG. O embasamento teórico e metodológico é da Análise de Discurso de linha francesa. A avaliação produz efeitos de sentido de julgamento e poder na escola. Conclui-se preliminarmente que a heterogeneidade constitutiva do sujeito e da língua pode prover novas formas de compreender a avaliação escolar.References
CAVALLARI, J. S. e UYENO. E.Y. Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2011.
CAVALLARI, J. S. Avaliações Externas e Seus Efeitos na Subjetividade de professores. In MAFRA, N. D. F. e GIMENEZ, N. T. (Orgs). Signum Estudos da Linguagem. Londrina. V. 14/1. P. 121-136, Jun. 2011.
GADET. F. e HAK. T. Por uma Análise Automática do Discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 1997.
GHIRALDELO, C. M. Representações de Línguas Estrangeiras (e materna) por sujeitos com baixa escolarização. In CAVALLARI, Juliana S. e UYENO. E.Y. Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2011. PP. 101 – 126.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos - Campinas: Pontes, 2010.
___________. Análise de Discurso in ORLANDI, E. P. e Lagazzi, R. (orgs). Discurso e Textualidade. Campinas, Pontes, 2006.
REVUZ, C. A Língua Estrangeira entre o Desejo de um Outro Lugar e o Risco do Exílio. In SIGNORINI, Inês. (Org.) Linguagem e identidade. Campinas, SP: mercado de Letras: Fapesp. 1998. PP. 213 – 230.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.