DAS POSIÇÕES DISCURSIVAS ÀS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM CENAS DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL
Abstract
A linguagem constitui o sujeito que está imerso nas mais diversas atividades humanas. Nessa perspectiva atentamos para a análise da constituição do sujeito discursivo numa instância de fundamental relevância social: o contexto escolar. Espaço este, repleto de discursos contraditórios dos quais podem se revelar diferentes efeitos de sentido. Uma temática amplamente discutida nos mais diversos meios de interação social. Escolhemos como corpus para este estudo recortes de cenas do filme Como estrelas na Terra – toda criança é especial. Nas análises buscamos deflagrar os efeitos de sentidos dos dizeres dos sujeitos educadores nas práticas em sala de aula, dos quais emergem as posições discursivas e as diferentes tendências pedagógicas em que estão alinhados.Abstract: Language is the subject that is immersed in the most diverse human activities. From this perspective, we analyze the constitution of the discursive subject in an instance of fundamental social relevance: the school context. This space is full of contradictory discourses from which different effects of meaning may be revealed. A theme widely discussed in the most diverse means of social interaction. We chose as a corpus for this study clippings from scenes from the movie Like Stars on Earth - every child is special. In the analysis we seek to trigger the effects of the meanings of the words of the educating subjects in the classroom practices, from which the discursive positions emerge and the different pedagogical tendencies in which they are aligned.References
FERREIRA, Eliana Lucia. ORLANDI, Eni Puccinelli (Orgs). Discurso sobre inclusão. Niterói, Intertexto, 2014. 286p. Disponível em:< https://goo.gl/DDxNXp> Acesso em: 16 de março de 2018.
KHAN, Aamir. Como estrelas na Terra: toda criança é especial (2h42min.25s). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8TC_iFnzdIE>. Acesso em: 14 nov. 2016.
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. II. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (1975) Tradução: Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2. ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento.(1983). Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas/SP: Pontes, 2015.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.